Sem um tênis você não corre: fica a pé. Para que ele também fique inteiro - com as propriedades de amortecimento e estabilidade preservadas -, e ainda bonito e livre de odores desagradáveis, você precisa tratá-lo bem. A partir de agora, a gente te ajuda a cuidar do seu tênis para que vocês rodem juntos por muito tempo.
Após o treino: limpe para conservar
Se você vence a preguiça para correr, é moleza incluir alguns rituais no seu dia-a-dia para aumentar a vida útil do seu tênis. Após cada corrida, por exemplo, deixe-o em uma área ventilada. Tire a palmilha para que ela também "respire".
É importante também manter o tênis sempre seco - o calçado úmido se deteriora mais rápido - e livre de partículas que possam grudar em suas estruturas e danificá-las com o tempo. Após uma corrida na chuva, em terreno úmido ou na praia, por exemplo, veja primeiro se ele pede uma rápida limpeza para tirar as sujeirinhas ou a areia que vieram junto. "Às vezes, basta passar uma escova de cerdas macias", afirma Alessandro Rodrigues, coordenador de treinamento da Reebok.
Deixe o tênis secar completamente antes de guardar no armário. "Coloque-o em local com boa ventilação e à sombra", diz Juliana Terumi, assistente de produtos da Asics. E não se recomenda acelerar o processo com secador de cabelo, na secadora de roupas ou diretamente no sol, pois o calor resseca os materiais (especialmente espumas e borrachas), aumentando o desgaste. Para melhorar aquele cheirinho de "cachorro molhado", um odorizador de tênis pode funcionar. Para guardá-lo, o ideal é um armário arejado e sem umidade.
Maratona de revezamento
Os especialistas recomendam que se tenha pelo menos dois pares de tênis. Há várias vantagens em não ser fiel a um modelo:
. Durabilidade - "Revezando-os, você irá conservá-los por mais tempo", diz Ely Behar, representante da Brooks no Brasil. Até porque as borrachas e espumas têm vida útil.
. Resiliência - com dois pares, você dá tempo para o calçado descansar e recuperar suas propriedades de amortecimento. Se, mesmo assim, você quiser usar só um par, dê um descanso de 24 horas entre um treino e outro. Outra opção: na sua próxima compra, procure por modelos com alta resiliência, ou seja, que voltam rapidamente ao seu estado original após o uso.
. Versatilidade - "Revezar contribui para que seu pé tenha uma facilidade maior em se adaptar a novos modelos, não ficando ?viciado? sempre no mesmo", aponta Christiano Coelho, gerente de marketing para corridas da Nike.
. Secagem - Alterná-los também é uma boa opção para quem corre duas vezes por dia ou fica com os tênis úmidos freqüentemente. Assim, cada par fica completamente seco.
Como lavar seus tênis
Toda lavagem desgasta de alguma forma o tênis. Só leve-o para o tanque (ou mande para a lavanderia) quando for realmente necessário
VOCÊ LIMPA
Se a idéia é conservar o tênis, você deve lavá-lo manualmente. Na máquina, apenas com uma bolsa especial. Siga este passo-a-passo:
1. Retire o cadarço e a palmilha e reserve.
2. Em um tanque com água corrente, passe o tênis na água.
3. Com uma escovinha de cerdas macias, raspe um pouco de sabão de coco em barra e esfregue delicadamente no tênis, ensaboando-o.
4. Enxágue e repita a operação.
5. Faça o mesmo com a palmilha e os cadarços.
6. Aperte o calçado com as mãos para retirar o excesso de água e coloque-o encostado em uma parede, para deixar a água escorrer.
7. Espere 10 minutos e aperte mais um pouco (para tirar o restante de água).
8. Pegue uma toalha de rosto velha e seque o tênis por dentro e por fora. Assim, ele fica apenas úmido, facilitando a secagem.
9. Coloque-o em uma área ventilada e à sombra para completar a secagem. Deixe o tênis na horizontal e não o pendure no varal.
* Atenção - Jamais use água sanitária e/ou alvejantes ou deixe o tênis de molho.
ELES LIMPAM
Se quiser fugir do estrega-esfrega, entregue seu tênis para uma lavanderia especializada como a Dryclean USA ou a 5àSec. O processo tem início com uma pré-lavagem com produtos líquidos neutros, seguida de lavagem com água e então secagem (na horizontal, em local fresco e à sombra). São usados ainda produtos bactericidas e fungicidas. Cada lavagem custa a partir de 13 reais.
Quanto Dura um Tênis
Cuidando bem do tênis, ele vai durar mais. Mas quanto tempo? É difícil estimar uma quilometragem exata para que seu tênis de corrida perca a eficiência. São muitas as variáveis envolvidas, como biótipo do atleta, tipo de pisada e intensidade dos treinos. Mas, em geral, um tênis dura pelo menos 500 quilômetros. E você pode esperar de 150 a 300 quilômetros adicionais (o que dá até 800 km) para aposentá-lo. "Tudo depende do material do tênis, da constituição física do corredor e do terreno onde ele costuma treinar", diz Marcelo Ortiz, mestre em Fisiologia e treinamento esportivo pela Unesp. Pisos ásperos e duros, como asfalto, gastam mais. Pisos mais suaves, como areia dura e terra batida, consomem menos.
Na hora da compra
Três passos para acertar na escolha do tênis
1. Conheça - Para evitar lesões e dores musculares, o seu tênis de corrida deve ser apropriado para o seu tipo de pisada. Ela pode ser neutra, pronada (ou ?para dentro?) ou supinada (ou ?para fora?). Para descobrir o seu, faça um teste em uma loja especializada ou em um consultório médico.
2. Espere - Um ótimo momento para você comprar seu par de tênis é a fase de lançamentos das principais marcas - em geral, em fevereiro e agosto. Os novos modelos estão com tudo - inclusive com os preço lá em cima - e as versões anteriores ganham belos descontos.
3. Experimente - Não tenha vergonha de fazer papel de bobo na loja. Peça uma meia ao vendedor - de preferência para as mais finas para não causar bolhas - e experimente o tênis. Caminhe e até dê uma trotadinha para sentir se ele não ?pega? na frente ou atrás.
Por: Yara Achôa
Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia
O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições