MENU

Saúde

Deficiência visual

Deficiência visual

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:30

Normalmente, os pais acham que só precisam se preocupar com a visão dos filhos em idade escolar. Entretanto, a falta de informação e de assistência médica muitas vezes ajuda a estender ainda mais a lista de 4 milhões de deficientes visuais e mais de 1 milhão de cegos no Brasil. Segundo a oftalmologista do Instituto de Moléstias Oculares (IMO), Maria Beatriz Guerios, as principais causas de cegueira na infância são: retinopatia da prematuridade, glaucoma congênito, rubéola, catarata congênita, toxoplasmose congênita, hipovitaminose A, oncocercose, sarampo e tracoma.

A médica explica que essas doenças poderiam ser prevenidas com simples consultas de pré-natal e acompanhamento pediátrico e oftalmológico na infância. Já na vida adulta, as causas mais frequentes são: catarata, glaucoma, retinopatia diabética e degeneração macular relacionada à idade. Em qualquer caso, o apoio da família é fundamental. "É preciso considerar que 80% das informações a respeito do mundo e do meio ambiente nos chegam pela visão, que tem também o poder de organizar as informações que os outros sentidos fornecem. Quando ouvimos um barulho, sabemos dizer se foi um objeto que caiu da estante ou se é um cachorro latindo do outro lado do muro. Na criança com cegueira congênita, esse processo é seriamente prejudicado, pois ela não tem o uso coordenado dos outros sentidos", orienta a Drª Maria Beatriz.

Uma equipe multidisciplinar composta por oftalmologistas, pediatras, psicólogos e educadores com especialização pode ser necessária para coordenar esse processo de aprendizagem. "O início da escolarização deve obedecer ao mesmo critério cronológico das crianças com visão normal. Por isso, ela precisa receber atendimento precoce para evitar prejuízos em seu desenvolvimento", orienta a oftalmologista.

As crianças cegas são alfabetizadas pelo método braile, que utiliza um alfabeto constituído pela combinação de seis pontos básicos. A linha atual da educação é não segregá-las, matriculando-as em escolas especiais. Acima de tudo, é fundamental que a criança aprenda a viver com autonomia, para isso, atualmente, existem recursos tecnológicos disponíveis que facilitam muito o processo de aprendizagem. Na área da informática, por exemplo, há programas com vozes sintetizadas, capazes de ler tudo o que está escrito na tela do computador e que ajudam a navegar pela Internet.

Medidas preventivas

Confira algumas dicas de prevenção da cegueira e cuidados fundamentais à saúde dos olhos das crianças, disponibilizadas pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia. Limpe os olhos do bebê utilizando gaze ou pano limpo, molhado em água filtrada e previamente fervida, com movimentos delicados; Deixe sempre os cabos das panelas virados para a parte de dentro do fogão. Assim, evita-se queimadura dos olhos; Deve-se manter a criança longe do alcance de todos os produtos de limpeza; Não aprove brincadeiras com objetos pontiagudos para reduzir o risco de perfuração dos olhos; Deve-se ter cuidado com as plantas venenosas e pontiagudas; Atenção com cigarros nas mãos e na boca de adultos. Acidentes podem acontecer quando as crianças são pegas no colo; Os óculos com grau só podem ser receitados pelo oftalmologista e recomenda-se que sejam conferidos após serem feitos; As armações devem ser, de preferência, de acrílico, por serem mais resistentes; Postado por: Felipe Pinheiro

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições