MENU

Saúde

Dengue coloca um terço dos distritos de SP em alerta

Dengue coloca um terço dos distritos de SP em alerta

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 03:28

No title Dos 96 distritos da cidade de São Paulo, 29 (cerca de um terço) estão em alerta com risco de infestação pelo mosquito da dengue, segundo mapa divulgado nesta terça-feira (19) pela Secretaria Municipal da Saúde. Em três regiões da zona norte - Jaraguá, Perus e Pirituba - a situação é pior e há risco de surto da doença. O mapeamento leva em conta o índice de densidade larvária, indicador que mostra o grau de infestação de larvas do mosquitos.

A coordenadora do Programa Municipal de Combate e Controle de Dengue, Bronislawa de Castro, explica que a divulgação do índice serve como um norte para as ações do poder público, mas todo o município está recebendo atenção. As três regiões com maior risco neste ano, por exemplo, tiveram de um a cinco casos registrados no ano passado.

- Nas regiões de alto risco, imóveis são visitados em regime de mutirão para retirar criadouros e há instalação de telas de vedação nas caixas d'água e reforço de operações de limpeza.

Bronislawa explica que as ações devem diminuir a densidade larvária, minimizando o risco da doença. A técnica lembra que a população pode telefonar para o número 156 para denunciar focos do mosquito. De acordo com o médico epidemiologista da Santa Casa de São Paulo, José Castro de Morais, é difícil diagnosticar o local exato onde as pessoas foram picadas pelo inseto.

- O paciente pode estar de passagem por Pirituba, por exemplo, ser picado e registrar o caso no hospital de outro local. O perigo maior é para as pessoas que moram na região de risco e estão expostas ao mosquito.

Para identificar locais com maior risco de surto da doença, o governo do Estado usa um outro indicador, chamado índice de Breteau - quando ele fica acima de 1 quer dizer que foram localizadas larvas do mosquito em um imóvel a cada cem analisados. Cidades como Potim e Guarujá e bairros paulistanos como Vila Sônia apresentam o índice superior a 1 e são alvos de campanhas e ações de controle da Secretaria da Saúde.

Há risco de surto da doença em Jaraguá, Perus e Pirituba, na zona norte. Os distritos em estado de alerta são: Anhanguera, Brasilândia, Casa Verde, Freguesia do Ó, Jaçanã, Mandaqui, Santana, São Domingos, Tremembé, Vila Maria, Vila Medeiros (zona norte); Artur Alvim, Carrão, Cidade Líder, Ermelino Matarazzo, Itaquera, Lajeado, São Miguel, Vila Jacuí (zona leste); Campo Grande, Campo Limpo, Capão Redondo, Cidade Ademar, Socorro (zona sul); Alto de Pinheiros, Butantã, Itaim Bibi, Morumbi (zona oeste); Bela Vista (centro).

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições