Depressão leve

Depressão leve

Atualizado: Sexta-feira, 22 Outubro de 2010 as 9:58

Nunca se consumiu tanto antidepressivo como agora. Diante de qualquer perda, ansiedade ou frustração, as pessoas, inclusive crianças, estão tomando tranqüilizantes, antidepressivos ou outra medicação controlada. Os antidepressivos naturais não são indicados para os casos depressivos graves, mas diante de uma tristeza, frustração ou depressão leve, eles podem funcionar melhor que muitos medicamentos sintéticos controlados.

Quando a pessoa tem desânimo para encarar um novo dia ou acorda cansada, é preciso investigar se existe falta de vitaminas. Geralmente a deficiência das vitaminas B12, B6 ou do ácido fólico, costuma levar a esse estado de tristeza sem nenhuma causa aparente. Nestes casos é recomendável dosar os níveis destas vitaminas, principalmente da B12 e iniciar uma suplementação. Costumamos encontrar essas deficiências em adolescentes ou mulheres jovens que fazem uso de anticoncepcionais e não se preocupam muito com a alimentação. Outra causa comum de desânimo é a deficiência de ferro, que ocorre principalmente nas mulheres que têm uma grande perda de sangue todos os meses através da menstruação. Neste caso o antidepressivo não vai adiantar nada, o que vai levantar o ânimo é um suplemento à base de ferro.

Outra maneira simples de melhorar o ânimo de muita gente é combinar uma boa alimentação com exercícios físicos. Toda atividade física ajuda a liberar endorfinas, que são os nossos antidepressivos naturais, porém quando não se tem vontade de fazer absolutamente nada o melhor é procurar uma atividade física mais prazerosa. Gosto muito de sugerir caminhadas leves ou qualquer tipo de dança, principalmente porque melhora a circulação e o fluxo de energia para todos os órgãos, inclusive para o cérebro. Embora não existam estudos que possam comprovar essas respostas energéticas os resultados são muito rápidos.

Os antidepressivos naturais são aqueles capazes de aumentar a liberação dos neurotransmissores relacionados ao bem estar, humor e padrão de sono. É de uma planta africana, Griffonia simplicifolia, que o 5-hidroxi triptofano(5HT) é extraído e há muitas evidências científicas que a suplementação de 5HT ajuda nestes casos de depressão leve. O triptofano é o precursor da serotonina o neurotransmissor do prazer. Entre os alimentos as melhores fontes são as carnes, laticínios, cacau e banana.

Outro tratamento natural para quem sofre de insônia e ansiedade é a erva de São João, cujo princípio ativo é capaz de aumentar tempo de ação da serotonina nos seus receptores. A Valeriana (Valeriana officinalis) é outro fitoterápico muito usado para tratar ansiedade, insônia e depressão leve. Mais natural ainda é o suco de maracujá, que contém o benzodiazepínico natural Passiflorina, que relaxa e induz o sono naturalmente. Diante de uma depressão leve o que eu posso aconselhar é que se tente usar algum destes fitoterápicos supervisionado por médico, antes de partir para um tratamento com medicamento controlado. Todos esses recursos não causam dependência química e o melhor, não pesam no bolso.

veja também