MENU

Saúde

Derrames que acontecem durante o sono são mais complicados

Derrames que acontecem durante o sono são mais complicados

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:44

 Existem muitos casos em que derrames ocorrem enquanto o paciente está dormindo. Situações assim são especialmente problemáticas, já que o tratamento contra a interrupção momentânea da circulação sanguínea deve ser aplicado imediatamente após os primeiros sintomas se manifestarem. “Pessoas que acordam com sintomas de derrame frequentemente não podem receber tratamento já que nós não podemos determinar quando os sintomas começaram”, afirma Jason Mackey, pesquisador da University of Cincinnati (EUA), onde um estudo sobre o tema foi desenvolvido.

Pesquisadores compararam casos de pessoas que tinham sofrido derrames durante o sono e casos em que a pessoa estava acordada. Os grupos não mostraram diferenças de sexo, fatores de risco ou estado civil. Porém, pessoas que estavam acordadas quando sofreram o derrame tinham em média 72 anos, enquanto as pessoas que estavam dormindo tinham 70 anos de idade. Os derrames que aconteceram durante o sono receberam uma pontuação um pouco mais alta, recebendo 4 pontos em uma marcação onde derrames entre 1 e 4 pontos são considerados leves. Quando o problema ocorreu emquanto a pessoa estava acordada, os derrames receberam nota 3.

Análises dos pacientes que sofreram o derrame enquanto dormiam mostraram que eles poderiam ter recebido o tratamento se ele estivesse disponível quando os sintomas começaram.

“Esse é um grupo de pacientes que deveria ser focado em estudos futuros. É provável que alguns desses derrames aconteceram imediatamente antes (das pessoas) acordarem, e elas se beneficiariam do tratamento”, diz Mackey. O pesquisador afirma que estudos estão sendo desenvolvidos para ajudar os médicos a identificarem quais pacientes são indicados para o tratamento até mesmo se a manifestação dos sintomas tenha ocorrido durante o sono.

A pesquisa foi publicada na edição de maio do periódico Neurology , uma publicação da American Academy of Neurology .

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições