Devemos medir a pressão arterial em casa ou no trabalho?

Devemos medir a pressão arterial em casa ou no trabalho?

Atualizado: Sexta-feira, 30 Julho de 2010 as 8:37

A hipertensão arterial (HA) afeta 30% dos adultos, sendo o principal fator de risco para as doenças cardiovasculares como o derrame cerebral e o infarto do miocárdio. A HA é diagnosticada pela detecção de níveis elevados e permanentes da pressão arterial (PA) através de medidas realizadas por médicos de qualquer especialidade e demais profissionais da saúde. Recomenda-se a medida da PA a partir dos 3 anos de idade.

A automedida da pressão arterial (AMPA) é realizada por pacientes ou familiares, não profissionais de saúde, fora do consultório, geralmente em casa ou no trabalho, e representa uma importante fonte de informação adicional para os médicos, desde que seja realizada seguindo determinados cuidados. A principal vantagem da AMPA é a possibilidade de obter uma estimativa mais real da PA, tendo em vista que os valores são obtidos no ambiente onde os pacientes passam a maior parte do dia.

Na suspeita de hipertensão do avental branco (elevação da pressão arterial só no ambiente médico) ou hipertensão mascarada (elevação da pressão arterial apenas fora do ambiente médico), podem ser sugeridas pelas medidas da AMPA, no entanto, precisam de confirmação através de outros exames.

Os aparelhos semiautomáticos de braço e validados, com a capacidade de armazenar dados em sua memória, são os dispositivos mais recomendados para a AMPA pela sua facilidade de manejo e confiabilidade. Valores superiores a 130/85 mmHg pela AMPA devem ser considerados alterados.

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também