MENU

Saúde

Dia 15 de setembro é data de combater o linfoma

Dia 15 de setembro é data de combater o linfoma

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:31

Há mais de um milhão de pessoas com linfoma no mundo. Apesar disso, persiste o desconhecimento sobre esse tipo de câncer. Falta de informação reduz o número de diagnósticos precoces e mantém elevado o índice de letalidade da doença. O Dia Mundial de Conscientização sobre Linfomas,dia 15 de setembro, objetiva alterar esse quadro, ampliando as possibilidades de cura e possibilitando nova perspectiva de vida para milhares de indivíduos.

No Brasil, o evento é promovido pela Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (ABRALE), realizado no próximo domingo, dia 14 de setembro, em nove cidades: Campinas, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Com orientação médica gratuita ao público e atividades físicas. Pelo segundo ano consecutivo, o ator Lima Duarte é o padrinho da campanha.

Pesquisas mundiais da International Agency for Research on Cancer (IARC) e Lymphoma Coalition apontam que, embora a maioria das pessoas já tenha ouvido falar em linfoma (93%), um pouco mais da metade dos entrevistados sabe muito pouco ou nada sobre o assunto, apesar desse tipo de câncer atingir mais de um milhão de indivíduos no mundo. Além disso, 50% dos pesquisados responderam não ser capazes de indicar sintomas do linfoma.

Existem mais de um milhão de pessoas com linfoma no mundo e perto de 200 mil morrem anualmente desse tipo de câncer. Há 35 diferentes tipos de linfoma classificados. Cinco são conhecidos como Hodgkin lymphoma e outros 30 são chamados non-Hodgkin lymphoma. Non-Hodgkin lymphoma registrou 30% de crescimento desde o início dos anos de 1970. Mais pesquisas precisam ser feitas para entender melhor o problema, já que a incidência de linfoma tem crescido globalmente, enquanto outros tipos mais comuns de câncer vêm declinando. Nove em cada 10 pesquisados disseram não existir pesquisa científica suficiente em torno da doença. Dois terços (67%) dos respondentes não reconheciam o linfoma como um tipo de câncer.

Todo dia, mil pessoas são diagnosticadas como portadoras da doença. O linfoma é um dos cânceres com maior crescimento entre os jovens, fator que torna ainda mais importante a consciência sobre o quanto é decisivo o diagnóstico precoce.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições