MENU

Saúde

Dia Mundial de Luta Contra a Aids

Dia Mundial de Luta Contra a Aids

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:31

A taxa de incidência (número de casos por 100 mil habitantes) de Aids na população com mais de 50 anos dobrou entre 1996 e 2006, passando de 7,5% para 15,7%, segundo divulgou recentemente o Ministério da Saúde. Por causa disso, a campanha do Dia Mundial de Luta Contra a Aids, celebrada no dia 1º de dezembro, foi voltada para esse público.

Com o slogan "Sexo não tem idade. Proteção também não", o programa de DST-Aids do Ministério visa despertar a importância do uso de preservativo nas relações sexuais também entre pessoas dessa faixa etária.

A diretora do Programa Nacional de DST e Aids, Mariângela Simão, explica que a aids não existia quando esse grupo iniciou sua vida sexual. “O homem tem que saber que o vírus está circulando e a mulher tem que ter o poder de decidir sobre sua segurança na relação sexual: 70% da população acima dos 50 anos é sexualmente ativa, mas apenas 22,3% usam preservativo", lamenta.

Segundo o levantamento, o aumento da doença nesta população ocorreu em todo o País. Os piores números estão na Região Sul, que passou de 7,1 por 100 mil habitantes, em 1996, para 22,9, em 2006; e na Região Sudeste, que passou de 10,9 para 18,3 por 100 mil habitantes.

Sobrevida aumenta no Sul e Sudeste

Apesar do alerta feito pelo Ministério, também há o que comemorar. O Estudo de Sobrevida de Pacientes de Aids no Brasil mostrou que a sobrevida das pessoas infectadas pela doença nas Regiões Sul e Sudeste do País dobrou entre os anos de 1995 e 2007, passando de 58 meses para mais de 108 meses no período.

O levantamento foi realizado em 23 municípios do Sul e Sudeste. As duas regiões foram as primeiras a registrar casos de aids e concentram 82,4% dos doentes atingidos pela epidemia.

Postado por: Claudia Moraes

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições