MENU

Saúde

Diabetes e depressão aumentam os riscos de desenvolver demência

Diabetes e depressão aumentam os riscos de desenvolver demência

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:26

A combinação de diabetes e depressão pode ser terrível para o cérebro. De acordo com um estudo da Universidade de Washington, nos EUA, a coexistência das duas condições pode aumentar os riscos de demência. Baseados nos resultados, os pesquisadores sugerem que os médicos podem ajudar pacientes com diabetes a se protegerem contra doenças neurodegenerativas com a triagem e tratamento da depressão, além das abordagens convencionais, como exercícios e controle do peso e da glicose.

No estudo de dados de voluntários que não tinham demência no início do registro de diabetes do estado de Washington, os pesquisadores observaram que, em cinco anos, houve 39 casos de demência entre os 455 participantes que também foram diagnosticados com depressão - taxa de 7,9% -, contra 163 casos de demência entre 3.383 diabéticos sem depressão - taxa de 4,8%.

"O diabetes sozinho tem se mostrado um fator de risco para demência, como a depressão maior por si mesma", destacou o pesquisador Wayne Katon. "Nossa análise sugerem que a depressão maior mais do que dobra o risco de demência em adultos com diabetes", concluiu.

Postado por: Felipe Pinheiro

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições