MENU

Saúde

Dicas de nutricionista: Como escolher ovos de páscoa mais saudáveis

A nutricionista Ana Ceregatt sugere que o primeiro passo mais importante para o consumidor é saber ler a lista de ingredientes da embalagem.

Fonte: GuiameAtualizado: quinta-feira, 3 de março de 2016 11:46
É importante que os principais ingredientes do chocolate sejam cacau e a manteiga de cacau. (Foto: Reprodução)
É importante que os principais ingredientes do chocolate sejam cacau e a manteiga de cacau. (Foto: Reprodução)

É inevitável furar a dieta durante a Páscoa, mas há uma forma de deixar que o deslize não seja tão desastroso.

A nutricionista Ana Ceregatt sugere que o primeiro passo mais importante para o consumidor é saber ler a lista de ingredientes da embalagem: vem sempre em ordem decrescente, ou seja, o primeiro é o mais presente no produto e assim por diante. Por isso, quanto mais longe de açúcar, farinhas refinadas e gorduras do início, melhor.

No caso dos ovos de Páscoa, é importante que os primeiros ingredientes da lista sejam cacau e a manteiga de cacau. O açúcar deve aparecer lá pro fim e a gordura vegetal hidrogenada deve ser inexistente.

“O chocolate ideal tem apenas três ingredientes: cacau, manteiga de cacau e açúcar. A massa de cacau tem que estar entre os primeiros na lista de ingredientes, porque ela é a parte principal do chocolate e deve ter em bastante quantidade, sendo um indicativo de que o produto é de qualidade. A gordura trans, ou vegetal hidrogenada, é um ingrediente que você não quer no seu chocolate. Se ela aparecer no produto que você escolheu, repense sua escolha”, explica a nutricionista.

O chocolate é extraído da castanha do cacau, que depois de ser fermentada, seca, torrada e triturada, dá origem a massa de cacau. Os chocolates que possuem uma alta quantidade de massa de cacau (pelo menos 70%) apresentam bastante flavonóides, que são substâncias antioxidantes.

“Quanto mais massa de cacau, mais amargo o sabor, o que acaba deixando as pessoas comedidas na hora de comer. Para quem tende a exagerar na quantidade, escolher um produto com alto teor de cacau pode ajudar na moderação. Se um toque especial é desejado, as castanhas e nozes são uma boa opção, uma vez que são nutritivas e saborosas”, comenta Ceregatt.

A nutricionista aponta que o chocolate branco não é uma boa escolha. “Ele não contém massa de cacau. A manteiga de cacau é a sua base que, junto com açúcar e leite, tende a torná-lo muito mais calórico”, explica.

Para pessoas intolerantes à lactose ou vegetarianos estritos, a nutricionista relembra que tanto o chocolate escuro, amargo ou não, como o branco, podem ser encontrados sem leite.

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições