Dicas para aproveitar as cascas de frutas e legumes

Dicas para aproveitar as cascas de frutas e legumes

Atualizado: Segunda-feira, 18 Novembro de 2013 as 9:46

Muitos não sabem, mas as cascas da cenoura, batata, abacaxi, limão, entre outros, possuem nutrientes indispensáveis a nossa saúde, e sempre jogamos fora. 
 
A nutricionista, Dra. Camila Rezende e coordenadora de projetos educacionais da ONG Banco de alimentos, explica que as partes como casca, talos,sementes e folhas, contêm vitaminas, ferro e minerais mais especificamente do que a própria consumida.
 
Saiba quais as propriedades e benefícios contidas nas partes das frutas e legumes e como aproveita-los.
 
cascas dos alimentosCasca de batata (doce branca): tem uma quantidade de potássio 2 vezes maior do que a batata. O potássio tem grande importância no movimento dos músculos, evitando cãibras, e também atua na transmissão dos impulsos nervosos.
Como aproveitar: pode ser usada para fazer chips assados.
 
Folha da couve-flor: as folhas possuem 21 vezes mais vitamina C que a própria couve-flor. Ela é importante para manutenção do sistema imunológico.
 
Como aproveitar: pode ser usada para preparar, por exemplo, um charutinho recheado. Fica uma delícia e muito nutritivo. Outra opção é preparar uma esfiha ou até refogar para acrescentar à refeição.
 
Rama da cenoura: possui 4 vezes mais proteínas e 14 vezes mais cálcio quando comparado com a cenoura. A proteína e o cálcio têm papel importante na manutenção da estrutura corporal como músculos e ossos. A falta dele pode causar sérios problemas de saúde.
Como aproveitar: pode perfeitamente substituir a salsinha em qualquer preparação. O sabor e aparência são bem parecidos.
 
Casca do abacaxi: possui 3 vezes mais fibras do que na polpa do alimento. A fibra é importante para o organismo, pois auxilia no bom funcionamento do intestino e controle da saciedade.
 
Como aproveitar: ela é ideal para preparar um suco. Apenas é necessário cozinhá-la por alguns minutos e bater com água. Depois é só coar e servir.
 
Casca do maracujá: possui 10 vezes mais fibras do que no suco. A fibra é importante para o organismo, pois auxilia no controle do colesterol.
Como aproveitar: com ela podemos fazer uma deliciosa e nutritiva farinha para ser acrescentada à refeição.
 
Casca do limão: possui 11 vezes mais potássio do que na polpa. O potássio é importante porque participa da contração muscular e faz parte da formação de ossos e dentes.
Como aproveitar: pode ser usada para finalizar pratos, podemos consumi-la cristalizada ou até bater com outra fruta para tomar um delicioso suco.
 
Talos de agrião: possui 2 vezes mais cálcio do que nas folhas. O cálcio é importante para a formação e manutenção dos ossos e dentes.
Como aproveitar: com ele podemos preparar um patê, fazer um pesto e até bater com suco de limão.
 
 
Com informações de: Folha de São Paulo

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