Dicas para ter uma memória saudável

Dicas para ter uma memória saudável

Atualizado: Segunda-feira, 15 Outubro de 2012 as 9:53

Se você anda se sentindo desperso, não se lembra do que ia falar, volta da rua sem comprar tudo que precisava. Separamos uma receita fácil para você ter uma memória sem falhas.

1. Beba chá verde

Como?
Prepare uma xícara quentinha da erva sempre que perceber uma certa dificuldade de se concentrar.

Por quê?

Pessoas que beberam o chá 10 minutos antes de um teste se mostraram mais atentas.

Como funciona?

As folhas contêm cafeína, um estimulante, e L-teanina, que induz o cérebro a emitir ondas
relaxantes. Você fica alerta e calma ao mesmo tempo.

2. Jogue (pode ser no celular!)

Como?

Por alguns minutos ao dia, dedique-se a um passatempo como quebra-cabeça ou joguinhos de celular ou computador.

Por quê?

Jogar torna mais rápida nossa habilidade de analisar as informações.

Como funciona?

Desafios ativam a região do cérebro que não é usada durante a leitura ou outras atividades diárias, além de estimular o crescimento de novos neurônios.

3. Relaxe

Como?

Separe cinco minutinhos, a cada meia hora, para descansar a mente.

Por quê?

As pausas ajudam a concluir uma tarefa, quando retomada, com mais facilidade.

Como funciona?

Dar uma folga ao cérebro faz com que ele consiga recuperar o atraso na decodificação de novas informações.

4. Exercite-se

Como?

Convide o marido para caminhar, matricule-se em uma aula de ioga ou leve as crianças para andar de bicicleta

Por quê?

Mulheres que praticam atividades têm menos perda de memória ou problemas ligados ao envelhecimento da massa cinzenta

Como funciona?

Exercícios estimulam o corpo a produzir substâncias que protegem as células nervosas, enquanto retardam as doenças vasculares que podem diminuir a atividade cerebral.

5. Consuma magnésio

Como?

Acrescente farelo de trigo à sua dieta ou compre suplemento de magnésio em lojas epecializadas.

Por quê?

A falta desse mineral é o que nos faz esquecer o nome do vizinho ou o lugar onde estacionamos o carro no shopping.

Como funciona?

O  magnésio estimula as conexões entre as células do cérebro responsáveis pela memória de curto prazo, além de aumentar o espaço da memória de longo prazo.

MAIS DICAS:

Ácido fólico rejuvenesce. Encontrado no feijão, vagem, brócolis, gema de ovo, folhas verdes e sucos de frutas cítricas (como limão e laranja), a substância rejuvenesce as células cerebrais. Invista
nesses alimentos!
Esvazie a mente. Parece tempo perdido? Pois pesquisas comprovam que permitir que a mente viaje aumenta a atividade cerebral associada à solução de desafios complexos.

 

Com informação de MdeMulher.

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