Dieta vitaminada contra a TPM

Dieta vitaminada contra a TPM

Atualizado: Quarta-feira, 30 Abril de 2008 as 12

Myrian Rosário

 

Nervosismo, ansiedade, depressão, irritabilidade. Isso sem falar nas dores nas mamas, nos enjôos e na dor de cabeça. Quem tem TPM gostaria de mudar para outro país e ficar bem longe de si mesma naqueles dias de "ebulição hormonal". Para aliviar os sintomas e atravessar esse período com maior equilíbrio, que tal incrementar o cardápio com alimentos ricos em Vitaminas do Complexo B e Ácido Fólico. Siga as dicas da Dr. Marília de Campos Fernandes, nutricionista.  

Vitamina B1 (Tiamina): "Além de ser indicada no tratamento de cólicas e dores nas mamas, atua na produção de energia, no metabolismo de carboidratos, gorduras e proteínas. Favorece a absorção de oxigênio pelo cérebro e auxilia o funcionamento do Sistema Nervoso. Possui papel importante nas funções relacionadas com memória e cognição", explica a nutricionista.

O que comer: O café da manhã pode proporcionar um banquete de Vitamina B1, que está presente no gérmen de trigo, semente de girassol, levedo de cerveja, leite de soja, farinha de soja, cereais integrais, farinha de trigo integral, lentilha, soja, milho verde e pinhão.

Vitamina B3 (Niacina): "Atua na obtenção de energia e no metabolismo das proteínas, gorduras e carboidratos. Aumenta a habilidade dos glóbulos vermelhos de carregar oxigênio", ensina Marília.

O que comer: Nas principais refeições, dê preferência ao atum, carnes, leite, ovos, levedo, arroz integral e cereais integrais.

Vitamina B6 (Piridoxina): Participa da formação de energia. Atua na formação de anticorpos, hemácias e funções neurológicas normais.

"A B6 é também indicada no tratamento da TPM contra os enjôos, dores de cabeça, irritabilidade, cólicas e dores nas mamas", receita. Faz parte de uma enzima "chave" que participa da produção dos neurotransmissores norepinefrina e serotonina.

O que comer: Fígado, frango, atum, banana, cereais integrais, levedo de cerveja, arroz integral, cará, alho e sementes de gergelim.

Vitamina B12 (Cobalamina): É essencial ao funcionamento das células, principalmente do trato gastrointestinal, medula óssea e tecido nervoso. É indicada no tratamento da TPM (cólicas e dores nas mamas). Possui papel importante na formação da membrana que envolve as fibras nervosas, a mielina. Também ajuda no transporte e estoque de ácido fólico. "Pessoas com depressão, costumam apresentar baixos níveis de B12", comenta a Dr. Marília Fernandes.  

O que comer: Leite e derivados, atum, carne bovina, salmão, ostras, ovos, alimentos industrializados fortificados.

Ácido Fólico: Participa, juntamente com a Vitamina B12, na produção de neurotransmissores. "Muito indicado para grávidas, o ácido fólico colabora na manutenção dos níveis de serotonina, neurotransmissor que promove o bem-estar", diz Marília. "Pessoas com distúrbios de humor podem apresentar baixos níveis sanguíneos de ácido fólico", conclui.

O que comer: Espinafre, feijão branco, aspargos, verduras de folhas escuras, couve de bruxelas, soja, laranja, melão, maçã.

veja também