Dificuldades de ereção e falta de libido são sintomas da menopausa masculina

Dificuldades de ereção e falta de libido são sintomas da menopausa masculina

Atualizado: Quinta-feira, 17 Junho de 2010 as 8:56

Pesquisadores ingleses identificaram os sintomas associados à menopausa masculina, causada pela redução na produção de testosterona em homens mais velhos. O fenômeno denominado hipogonadismo masculino tardio, deverá servir de guia para médicos prescreverem novos tratamentos a base do hormônio masculino.

No entanto, diferente da menopausa feminina que afeta a todas as mulheres, os sintomas da menopausa masculina só afetam 2% dos homens mais velhos que estão com a saúde debilitada ou com obesidade.

Pesquisadores da Universidade de Manchester e da University College London, as duas da Inglaterra, mediram os níveis de testosterona de 3.359 homens com idades entre 40 e 79 anos, de oito centros europeus e pediu detalhes sobre a vida sexual, saúde física e psicológica.

Os pesquisadores descobriram que apenas 9 de 32 sintomas dos candidatos estiveram associados ao baixo nível de testosterona, três deles sintomas sexuais como diminuição da frequência de ereção matutina, diminuição da frequência de pensamentos sexuais (libido) e problema de ereção.

O estudo concluiu que a presença dos sintomas sexuais, juntamente com níveis baixos de testosterona, estabelece um diagnóstico de hipogonadismo de início tardio, apesar de outros sintomas não-sexuais terem sido recorrentes entre os participantes.

Entre eles, a incapacidade de manter uma atividade intensa como correr ou carregar objetos pesados, andar mais de 1km, e incapacidade de dobrar, ajoelhar-se ou inclinar-se, além de três sintomas psicológicos como menos energia, tristeza e fadiga.

Outros sintomas como mudanças de padrão de sono, dificuldade de concentração, ansiedade e dificuldade de levantar da cadeira, geralmente associados com a menopausa masculina, não foram considerados pelo estudo.

veja também