MENU

Saúde

Distúrbio do sono é mais difícil de ser diagnosticado em crianças e adolescentes

Distúrbio do sono é mais difícil de ser diagnosticado em crianças e adolescentes

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:30

Os pais devem ficar atentos às crianças que roncam, têm problemas para pegar no sono ou para aquelas que já frequentam a escola e dormem no meio das aulas. O aviso vem do Hospital Infantil da Filadélfia, nos Estados Unidos, que acaba de divulgar um estudo sobre diagnóstico de distúrbios do sono em crianças no 23º Encontro Anual da Associated Professional Sleep Societies ou Sleep 2009. O evento acontece esta semana em Seattle, nos Estados Unidos.

Segundo a pesquisa, apenas 4% das 155 mil crianças e adolescentes avaliados, com idades de 8 a 18 anos, apresentaram algum mal que os impedia de pregar os olhos, como incontinência urinária, problemas respiratórios ou insônia. Isso pode sugerir um subdiagnóstico de distúrbios do sono. "O número é significativamente menor ao reportado nos estudos epidemiológicos já conhecidos", alerta Lisa Meltzer, autora do trabalho.

O problema é que esse tipo de distúrbio pode ter impacto no aprendizado e no desenvolvimento dos pequenos. Daí a urgência de flagrá-los e tratá-los adequadamente. Por isso também a importância do olho vivo dos pais. De acordo com a Academia Americana de Medicina do Sono, se o filho manifestar algum dos sinais abaixo, o recomendado é procurar o auxílio do pediatra.

Sinais de alerta

- Você passa muito tempo ajudando a criança a pegar no sono

- A criança acorda várias vezes ao longo da noite

- Ela ronca alto ou faz muito esforço para respirar à noite

- O seu comportamento, humor ou desempenho escolar andam alterados

- A criança não costumava fazer xixi na cama e agora molha os lençóis periodicamente

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições