O Estado de São Paulo teve aumento de 43% no número de doadores de órgãos registrados nos quatro primeiros meses deste ano, na comparação com o mesmo período de 2009, segundo balanço da Secretaria de Estado da Saúde, com base nos dados da Central de Transplantes, órgão da pasta.
Segundo o levantamento, o número de doadores viáveis (que tiveram um ou mais órgãos aproveitados para transplantes) passou de 216 no primeiro quadrimestre do ano passado para 309 nos quatro meses iniciais de 2010. No ano passado foram 216 e neste ano foram 309, o que representa um crescimento de 43%.
Neste ano já foram realizados 852 transplantes de órgãos, contra 615 no mesmo período do ano passado, o que representa crescimento de 38,5%. Até 30 de abril deste ano foram realizados 34 transplantes de coração, 50 de pâncreas, 507 de rim, 233 de fígado e 28 de pulmão.
Segundo a secretaria, este crescimento é fruto do aprimoramento do trabalho de captação nos hospitais e da implantação de um novo projeto que criou coordenadores intra-hospitalares de doação e transplante em 31 hospitais da rede estadual paulista.
Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia
O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições