MENU

Saúde

Dor na menstruação deve ser levada a sério

Dor na menstruação deve ser levada a sério

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:31

A chegada da adolescência vem cercada de mudanças. A menstruação é uma delas e deve receber muita atenção, principalmente quando associada a dor. Sem saber, a mulher pode sofrer de endometriose – doença que evolui para infertilidade em 40% dos casos.

Estima-se que entre 10 e 15% das mulheres em idade reprodutiva apresentam a doença, que é caracterizada pela presença de tecido, semelhante ao endométrio, fora do útero. "O endométrio é o tecido que descama ao final do ciclo menstrual, caracterizando a menstruação. Na endometriose, este tecido reflui através das trompas e se implanta dentro da cavidade pélvica", explica a Sociedade Brasileira de Edometrise (Abend).

Além das cólicas durante o período menstrual, que muitas vezes se tornam incapacitantes, a dor na relação sexual também é freqüente. "A paciente pode apresentar dores fora da menstruação, alterações intestinais ou urinárias durante o fluxo menstrual", diz a Abend.

O ginecologista Paulo Gallo, chefe dos ambulatórios de Planejamento Familiar e Infertilidade do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe) da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) explica que a mulher deve se cuidar para que os sintomas da doença não se agravem. "A dor piora, pode levar à infertilidade e lesões em tecidos vizinhos, normalmente no sistema urinário e no intestino", diz.

O tratamento da doença pode ser feita de duas formas: através de cirurgia (laparoscopia) ou por medicações. O Drº Paulo explica que o primeiro consiste na retirada dos focos da doença e o segundo na interrupção da menstruação, por tempo prolongado, para retardar o avanço da endometriose.

Apesar de ser possível o controle, a endometriose não tem uma cura, podendo surgir na primeira menstruação e ir até a última. Para evitar complicações, a mulher que apresenta alterações em sua menstruação ou muita dor deve procurar um médico. Dessa forma, a enfermidade será investigada e, se constatada a doença, será tratada o mais breve possível.

Postado por: Claudia Moraes

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições