MENU

Saúde

Endocrinologistas dão dicas para manter o peso no inverno

Confira as dicas preciosas para não abusar dos alimentos calóricos no frio

Fonte: Guiame, com informações de VogueAtualizado: segunda-feira, 1 de junho de 2015 às 12:05
Alimentação saudavel
Alimentação saudavel

O inverno é considerado uma estação em que a tendência a engordar é grande. Comidas como fondue e pratos quentes, são os mais consumidos nesta época do ano. A fome aumenta nos dias mais frios e para quem quer manter o corpo do verao, precisa se atentar ao que consumir com moderação. "No inverno o organismo queima mais calorias para manter a temperatura corporal, disparando gatilho de fome para compensar esse maior gasto calórico", explica o endocrinologista Pedro Assed.

Para evitar o ganho de alguns quilinhos, a nutricionista funcional Andrea Santa Rosa Garcia listou algumas dicas para evitar engordar nas baixas temperaturas.

Drible a vontade de doces
"Por conta do gasto calórico para manter homeostase corporal, o cérebro tenta recuperar essas calorias com as formas de alimento que possuem mais açúcares e gorduras, que são os combustíveis primários de que ele e todo o organismo trabalham e necessitam", diz Assed. "Beba mais água, pois, às vezes, confundimos sede com fome. Faça exercício físico para aumentar a massa magra (e com isso a termogênese), e consuma alimentos ricos em fibras, como nozes, folhas e verduras, castanhas do Pará, amêndoas, uva passa e canela. Farinhas de aveia e de maracujá também ajudam a tornar a absorção de carboidratos mais lenta no organismo, colaborando consequentemente também na diminuição do apetite pelo doce".

Evite comida gordurosas
"É importante ter disciplina de horários para comer, evitar beliscar, tirar da dispensa e da geladeira tudo que possa atrapalhar a dieta. Opte por alimentos com fibras e integrais, que saciam com mais eficácia. As versões light e zero gordura de diversos alimentos como sorvete, iogurte e leite desnatado também ajudam", indica o endócrino.

Saciedade
"Invista em alimentos que contenham aminoácidos essenciais como triptofano, presente nos grãos (grão de bico, lentilha, ervilha) e na quinua.: ele está envolvido na síntese de serotonina, um neurotransmissor que ajuda na regulação da saciedade", justifica Andrea Santa Rosa Garcia. "Acrescente sementes na salada ou sopa. Elas são fontes de gordura que também ajudam na saciedade. Exemplos: semente de girassol, abóbora, amêndoas, macadâmia – todas devem ser tostadas por 8 minutos no forno para eliminar fatores antinutricionais".

Troque por adoçante natural
"O uso de adoçantes estimula neuropeptídeos que diminuem a sensação de saciedade e estimulam a compulsão alimentar. Opte por açúcar demerara, o doce natural das frutas, agave ou mel", ensina a nutricionista.

Sobremesa light
"Sobremesas com frutas assadas ou levadas ao microondas são uma boa opção, como a banana recheada com canela e com sucralose em pó. levada ao microondas por 30-45 segundos. Geleia feita a partir de ameixa, feita em casa e da própria fruta refogada e depois colocada em banho-maria, serve como boa opção de baixa caloria para comer como sobremesa", ensina o médico. "Opte por sobremesas leves como frutas assadas com canela, anis, cravo ou chocolates com teor maior que 70% de cacau para garantir os seus benefícios", continua Andrea.

Esquentando...
"As sopas sempre devem ser elaboradas com caldo de legumes natural. Os temperos industrializados são ricos em substâncias químicas que aumentam o grau de inflamação das células, provocam a retenção de líquido e são pré-fatores de câncer. Tenha cuidado com a quantidade de sódio presente nos rótulos desses produtos industrializados e evite sopas prontas vendidas no mercado (o teor de sódio é muito elevado)", alerta a nutricionista funcional.

Beba líquidos 
"Apesar de sentirmos menos sede no inverno, a ingestão regular de água é importante para garantir uma hidratação adequada das células, ajudando a eliminar toxinas e restos metabólicos que colaboram para aumentar o grau de inflamação do nosso corpo. A gordura pode ser considerada um tipo de toxina", conta Andrea. "Aposte nos chás diuréticos para ajudar a eliminar os exageros em que às vezes cometemos nessa época do ano. Alguns exemplos: chá de cavalinha, dente de limão, chá verde, carqueja e chá de hibiscos. Adicione limão, hortelã, canela e cravo para ajudar a melhorar o paladar".

Não pule o café da manhã
"Não acorde e vá direto almoçar, pulando o café da manhã. Mesmo que acorde tarde, sempre coma algo e somente depois de 30 minutos almoce", indica o endocrinologista.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições