Esfoliação, hidratação são alguns dos cuidados básicos que os pés devem ter

Pés exigem cuidados no verão. Conheça os métodos indicados

Atualizado: Terça-feira, 15 Janeiro de 2013 as 10:20

As altas temperaturas fazem com que as mulheres deixem de lado os sapatos fechados e abusem das rasteirinhas. Ter conforto, é o que conta no verão, mas para isso, é preciso um cuidado especial com os pés.
 
A demartologista, Dra. Carla Vidal, exlica que além da desidratação da pele devido as altas temperaturas, há um ressecamento por causa do uso mais frequente de calçados abertos. Esfoliação, hidratação são alguns dos cuidados básicos que os pés devem ter.
 
“Não tomar banhos muito quentes, evitar pisar descalço em chão áspero e passar hidratantes específicos todos os dias. Estes são cuidados básicos que podem ser feitos no dia a dia”, diz ela.
 
Se já faz esse procedimento, confira dicas complementares que a Dra. Carla Vidal recomenda:[
 
Hidratando e lavando
Lavar bem os pés é mais do que necessário. Utilizar o básico como água corrente e sabonete, em seguida, secá-los bem, inclusive os dedos, faz parte da higienização. 
“Isso previne de odores e micoses superficiais que podem funcionar como porta de entrada para infecções bacterianas mais graves e extensas”, afirma a dermatologista. Após esse processo, é a vez da hidratação. Assim que passar o creme cortporal, não esqueça de incluir os pés neste hábito, evitando o aparecimento de micoses.
“Primeiramente, deve-se ingerir muita água no dia a dia, não só para hidratar os pés, mas o corpo inteiro. Depois, passar hidratantes específicos para a área diariamente. As substâncias mais indicadas nos cremes para os pés são: ureia, ácido lático, ácido salicílico, lactato de amônio, óleo de uva, silicones, glicerina”, lista Patricia Ormiga, dermatologista da Universidade Federeal do Rio de Janeiro.
 
Esfoliação
Não é recomendado esfoliar os pés diariamente. É indicado uma vez por semana. “O esfoliante pode ser mais grosso, e os movimentos para passá-lo são circulares, como uma automassagem”, diz a podóloga Hara Spa, Kamilla Santos. Para quem nunca lixou os pés, tome cuidado, pois qualquer trauma pode estimular o aparecimento de asperezas. Use apenas as propriedades dos cremes esfoliantes para deixar os pés lisos. Já quem tem o hábito de lixar, faça isso uma vez por semana.
 
Calçados corretos
Procure alternar as sandálias, calçado mais usado no calor, com modelos fechados que não apertem os pés. Evite usar salto alto.
 
Evite mau cheiro e inchaço
Devido o calor excessivo do verão, os pés tendem a ficar inchados. “Deve-se manter os pés sempre limpos, com calçados confortáveis e coloca-los para cima sempre que possível. Exercícios também ajudam, já que melhoram o retorno venoso”, lista Patricia. 
“Troca de roupa e higienização pessoal diárias são hábitos fundamentais para evitar que o aumento da sudorese resulte nesse problema. Pode-se fazer uso de sabonetes antissépticos, soluções para equilibrar o PH da pele e, em casos mais extremos, o uso temporário de cremes desodorantes com antibióticos para controle da flora bacteriana”, encerra Dra. Crla Vidal, sobre como controlar o suor, que é inevitável, previnindo contra o mau cheiro.
 
Com informações de: IG

veja também