A cidade de São Paulo está enfrentando grandes casos de epidemia de dengue. As filas dos hospitais estão em superlotação em busca de atendimento médico. Todos estão sujeitos a doença e mulheres gestantes não estão livres.
Para isso, o médico infectologista, Dr. Francisco Ivanildo de Oliveira Júnior, esclarece sobre os riscos de dengue na gravidez.
“Como possui um sistema imunológico fragilizado, a gestante tem muito mais chances de evoluir para uma forma grave da doença. Sem seu mecanismo de defesa, a dengue é sempre um risco para ela. Quando o vírus é contraído no primeiro trimestre da gravidez, há ainda um risco importante de ela abortar. Se isso ocorre no último trimestre, aumentam as chances de parto prematuro. Em situações bem raras, com pouquíssimos relatos na literatura médica, o vírus pode ser transmitido para o feto, via placenta", afirma o médico.
Ele ainda esclarece sobre os métodos químicos de combate. “Antes de usar inseticidas e repelentes para se prevenir, a gestante deve fazer uma consulta ao médico. Há exemplares que não são muito recomendados. Formas de prevenção que não têm contato com produtos químicos devem ser sempre a primeira opção.”
Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia
O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições