Estudo diz que suco de frutas pode aumentar risco de diabetes

Suco de frutas pode causar diabetes

Atualizado: Sexta-feira, 30 Agosto de 2013 as 12:40

Devido a correria do dia a dia, fica difícil se alimentar adequadamente. Muitas pessoas criaram o hábito de levar consigo uma fruta, outras adquirir o suco da fruta. Segundo um estudo americano, é mais aconselhável comer frutas como mirtilo (blueberries), maçãs e uvas, que tendem a reduzir o risco de desenvolvimento do tipo 2 de diabetes.

A ingestão de sucos de frutas pelo amanhecer, por muitos anos tida como um hábito saudável, aumenta os riscos da doença, devido à maior quantidade de açúcar (um suco leva mais frutas do que as regularmente ingeridas em estado bruto) e à rápida absorção pelo corpo.
 
O mirtilo corta o risco de diabetes tipo 2 em 26%, enquanto outras frutas, servidas em três porções diárias, reduzem em 2%.
 
A pesquisa realizada nos Estados Unidos contou com 187 mil pessoas que tiveram a dieta acompanhada. Destas, 6,5% desenvolveram diabetes tipo 2.
 
s pesquisadores usaram questionários para observar a frequência do consumo de frutas e quais as porções.
 
As frutas em questão eram uvas ou passas, pêssego, ameixa, damascos, pera, maçã, laranjas, toranja (grapefruit), morangos e mirtilos.
 
A análise dos dados recolhidos mostraram que três porções semanais de mirtilo, uva, passas, maçã e peras reduziam significativamente o risco do tipo 2 da doença.
 
Segundo o estudo publicado no British Medical Journal, "frutas têm componentes altamente variáveis de fibra, antioxidantes, outros nutrientes e fitoquímicos que, juntos, influenciam o risco".
 
Entretanto, quando observado o impacto de sucos de frutas, os pesquisadores chegaram a um leve aumento do risco de diabetes tipo 2, contra a redução provocada pela ingestão de frutas sólidas.
 
Substituindo-se sucos de frutas por mirtilos inteiros corta-se o risco em até 33%; com uvas e passas, em até 19%; por peras e maçãs, em até 13% - e por uma combinação de frutas, em até 7%.
 
sucos naturaisA substituição de sucos por laranjas, pêssegos, ameixas e damascos leva a resultado similar.
 
"Ao fazermos um suco, separamos a (polpa) fruta de seus fluidos, que são absorvidos mais rapidamente, aumentando os níveis de açúcar e insulina no sangue para conter os açúcares", explica Qi Sun, autor do estudo e professor na Harvard School of Public Health.
 
"Para diminuir o risco de diabetes tipo 2, o ideal seria diminuir o consumo de sucos e aumentar o de frutas", aconselha.
 
 
 
 
 
 
 
Com informações de: Terra

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