Exercícios físicos: benefícios vão muito além do controle do peso

Exercícios físicos: benefícios vão muito além do controle do peso

Atualizado: Quarta-feira, 28 Julho de 2010 as 11:51

Mas, além disso, os benefícios para a saúde de uma rotina de atividades físicas são variados, dizem os pesquisadores da área. Da próxima vez que você achar que está muito ocupado, cansado ou sem vontade, lembre-se da lista de benefícios abaixo (e de vários outros, como você pode ler na nossas sessões “Corpo” e “Saúde Esportiva”):

• Pense de forma mais clara

Quanto mais exercícios, mais claros os pensamentos. Pesquisadores japoneses observaram idosos que faziam rotinas de exercícios aeróbicos diários durante quatro meses: a perda de massa cinzenta, comum nessa idade, foi quase nula nesses indivíduos. Isso tem a ver com a manutenção das capacidades cognitivas e como uma rotina de atividades pode ajudar a manter o cérebro mais saudável.

• Exercícios podem contribuir para longevidade

Minutos em movimento podem significar anos a mais no seu calendário de vida. Ser fisicamente ativo muda como seu corpo trabalha. Atletas, mesmo amadores, têm telômeros – um biomarcador celular que diminui quando envelhecemos – mais longos. Isso significa que é possível diminuir o ritmo de encurtamento desses marcadores e, apesar de não garantir vida eterna, pode fazer que indivíduos que se exercitam possam vir a conhecer uma ou duas gerações a mais.

• Diminua o ritmo do seu garfo

Atividades físicas como a ioga reduzem o estresse (especialmente se esta for combinada com meditação). Estudos recentes mostram que esse tipo de exercício também contribui para uma alimentação mais consciente e menos ligada às variações emocionais.

• Já falamos do coração?

A redução dos níveis de proteínas relacionadas aos processos inflamatórios também protege o coração de doenças. Mulheres sedentárias e obesas com mais de 50 anos foram observadas durante 1 ano enquanto se adaptavam a rotinas de exercícios físicos. O resultado, publicado no periódico Medicine & Science in Sports & Exercise mostrou que os níveis da proteína C-reativa diminuíram em 10% no organismo dessas mulheres e consequentemente os riscos cardíacos.

• Proteja-se contra o câncer

Fazer exercícios é, comprovadamente, uma forma de diminuir os riscos para o desenvolvimento de câncer, como o de mama. Uma pesquisa mostrou que mulheres com sobrepeso, diagnosticadas com câncer, e que faziam ao menos 3 horas de exercícios por semana, tinham 47% menos chances de chegar a óbito por causa da doença.

• Diminua as chances de desenvolver diabete

Andar de forma acelerada 4 quilômetros ao menos 5 vezes na semana pode ajudar a prevenir a diabete, dizem os pesquisadores da Universidade de Duke, EUA. Como a gordura é o combustível que o corpo utiliza para gastar em atividades físicas moderadas, andar melhora a habilidade do corpo para liberar a insulina e controlar o açúcar no sangue.

• Faça seu intestino funcionar naturalmente

Um estudo da Universidade Autônoma de Barcelona sugere que atividades físicas de baixo impacto ajudam a aumentar o ritmo cardíaco e, com os movimentos de respiração, fazem que as contrações naturais do intestino aumentem, diminuindo a constipação e a sensação de “estar cheio”.

Agora que você tem todos esses motivos em mãos – e acredite, é apenas uma parte dos benefícios que as atividades físicas podem trazer – é hora de se movimentar. Ache um exercício ou esporte que lhe traga algum prazer (provavelmente existe algum que se encaixe no seu gosto) e mãos, pernas e braços à obra.

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também