Exposição na Central do Brasil alerta a população para a tuberculose

Exposição na Central do Brasil alerta a população para a tuberculose

Atualizado: Quarta-feira, 24 Março de 2010 as 12

Na semana em que se comemora o Dia Mundial de Combate à Tuberculose (24), uma série de atividades acontece no país para alertar a população brasileira sobre a doença, que afeta 9,2 milhões de pessoas no mundo por ano e cerca de 96 mil no Brasil, segundo estimativa da OMS (Organização Mundial da Saúde) feita em 2007.

Um dos principais objetivos das atividades é alertar para a importância de diagnosticar a doença, transmitida pelo ar, e lembrar que existe cura, desde que o tratamento seja feito até o final, o que leva pelo menos seis meses.

O Projeto Fundo Global TB - Brasil, parceria público-privada única dedicada a captar e desembolsar recursos adicionais para a prevenção e tratamento do HIV/Aids, tuberculose e malária, promove uma exposição interativa no salão principal da estação Central do Brasil, no centro do Rio de Janeiro. O tema é "Tuberculose tem cura: o SUS pra valer!".

A mostra conta com instalações que simulam um posto de saúde cenográfico onde técnicos orientam o público sobre os fatores de risco, prevenção, tratamento, diagnóstico e estratégias de controle da doença. O objetivo é difundir hábitos saudáveis para a população e ajudar a diminuir o estigma que ainda persiste de que essa é uma doença que só afeta pobres.

Serviço:

Exposição "Tuberculose tem cura: SUS prá valer!"  

Data/hora: de 23 a 26 de março, de 8h às 18h

Local: Central do Brasil, centro do Rio de Janeiro

Entrada franca

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também