MENU

Saúde

Final de inverno: é hora de se proteger contras as doenças de primavera

Final de inverno: é hora de se proteger contras as doenças de primavera

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:31

Especialistas recomendam a vacinação contra varicela e caxumba antes da chegada da estação das flores. Mesmo controlado no Brasil, o sarampo deve ser prevenido, em razão dos casos "importados" de outros países.

Mesmo antes do final do inverno, começam a aparecer surtos de doenças típicas da primavera. Em agosto, mais de 40 crianças foram afastadas de dois centros infantis de Londrina, no Paraná, por causa da varicela, a popular "catapora". A elevação das temperaturas sinaliza que também é hora de se proteger contra a caxumba - doença que, no ano passado, provocou três mortes no estado de São Paulo. Em 2007, o Centro de Vigilância Epidemiológica paulista contabilizou o aumento de mais de 400% de surtos em relação ao ano anterior. Foram 737 surtos contra 148, registrados em 2006. O número de casos subiu de 582 para 3.697. De janeiro a 15 de julho de 2008, houve 268 surtos, que atingiram 1.211 pessoas e provocaram uma morte.

Embora o sarampo esteja controlado no Brasil, os especialistas recomendam a vacinação. "A população adulta, que nunca teve a doença, deve se vacinar, porque eventualmente surgem surtos provocados por casos 'importados' de outros países", lembra a vice-presidente da SBIm - Sociedade Brasileira de Imunizações, Isabela Ballalai.

Nem países desenvolvidos escapam da doença. Hoje, os Estados Unidos registram 131 casos em 17 estados. Em 2006, foi a vez de países como a Inglaterra, Alemanha, Itália e Suécia. Neste mesmo ano, ocorreu o último surto no Brasil. Um viajante da rota de comércio entre a Bahia e Pernambuco foi o provável responsável pela disseminação do sarampo, que atingiu 57 pessoas.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições