MENU

Saúde

Fiocruz admite que exames da nova gripe estão levando mais do que 72 horas

Fiocruz admite que exames da nova gripe estão levando mais do que 72 horas

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:29

Segundo órgão, culpa é do aumento de pedidos devido a novos casos. São apenas três unidades para exames em todo o Brasil.

A Fundação Oswaldo Cruz, que coordena a rede para assuntos de Influenza A no Brasil, admitiu que, diante do aumento de suspeitas de casos da nova gripe, não pode mais dar prazo para o resultado dos exames solicitados pelos estados.

Segundo o órgão, no início da ameaça da doença, as amostras eram examinadas em até 72 horas. Com o aumento do número de casos, os estados têm sido os responsáveis por determinar quais são ou não prioridades, de acordo com a gravidade de cada situação. Esses casos acabam sendo examinados com preferência, e a ordem de análises muda de acordo com o volume.

Em todo o Brasil, são três os centros de referência que realizam os exames: a Fiocruz, no Rio de Janeiro, o Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, e Evandro Chagas, em Belém. Cada um deles é responsável por amostras de nove estados da federação. Isso faz com que casos de locais, como o Rio Grande do Sul, que tem um grande número de suspeitas, sigam para a mesma fila de exames e se acumulem num mesmo centro de referência.

Postado por: Felipe Pinheiro

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições