Foz do Iguaçu (PR) usa ônibus no atendimento a casos suspeitos de gripe

Foz do Iguaçu (PR) usa ônibus no atendimento a casos suspeitos de gripe

Atualizado: Sexta-feira, 7 Agosto de 2009 as 12

A Prefeitura de Foz do Iguaçu (PR) deve colocar nas ruas um ônibus adaptado para atender pacientes com sintomas da nova gripe. Segundo o secretário municipal da Saúde, Luiz Fernando Zarpelon, o "posto volante" deve estacionar em locais que abrigam eventos, escolas, unidades de saúde e pontos de acesso à cidade.

Zarpelon disse que G1 que um profissional médico e um enfermeiro devem trabalhar no local. "Os pacientes que apresentam estado mais grave serão encaminhados à rede de referência", afirmou.

Na cidade, foram confirmadas duas mortes em decorrência da doença. Cinco pacientes permaneciam em UTIs até a quinta-feira, 6 de agosto.

Uma das grandes preocupações, de acordo com o secretário, é o grande número de pessoas que circulam por Foz do Iguaçu. "Temos muitos turistas, muitos eventos. E, quando a pessoa está fora de casa, ela demora a procurar atendimento médico", contou. "No caso da nova gripe, a situação fica mais grave se a pessoa não procurar atendimento rápido."

Além do ônibus, a prefeitura adotou outras medidas de prevenção e controle da doença, como a criação de um comitê de enfrentamento à influenza A(H1N1), a criação de uma unidade especial para atender gestantes, suspensão das aulas na rede pública e mobilização de mais de 200 técnicos da Secretaria da Saúde, que devem fazer visita a locais de aglomeração de pessoas para dar esclarecimentos sobre o assunto.

veja também