Frio piora sintomas de LER e DORT

Frio piora sintomas de LER e DORT

Atualizado: Quinta-feira, 12 Junho de 2008 as 12

Com as temperaturas mais baixas, além de contrairmos mais facilmente doenças típicas de inverno - como gripes e problemas de garganta -, as dores musculares também costumam ser comuns, causando desconforto principalmente em pessoas que têm de trabalhar sentadas por muitas horas. "Nossos músculos são a grande fonte geradora de calor do nosso corpo, e nos dias frios são mais exigidos. Ou seja, se contraem mais para gerar calor, o que os torna mais tensos e por vezes, rígidos. Esta exigência leva a uma situação de maior cansaço", explica Dr. Alison Klein, fisioterapeuta do trabalho do SEFIT Prevenção Laboral.

Além das dores, a tensão muscular no frio costuma piorar certas doenças como lesões por esforços repetitivos (LER) e distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT). "Nesta época os sintomas são exacerbados pela tensão maior do músculo. As regiões afetadas tendem a ficar mais sensíveis, e as dores se tornam mais intensas. Esta piora tende a se complicar em casos sem tratamento direcionado", alerta o fisioterapeuta.

As dores musculares por conta do frio podem interferir também na produtividade dos funcionários. "Ela diminui sensivelmente quando estão com queixas e principalmente quando o ambiente não é climatizado", diz Dr. Alisson. Para melhorar essa queixa, as empresas, segundo o fisioterapeuta, devem manter ambiente climatizado e proporcionar situações para que o trabalhador se sinta cômodo, como manter programas de ginástica laboral. "Essas ações favorecem a produção de calor pelos músculos de maneira mais adequada, possibilitando ao músculo sua manutenção. Quando o fisioterapeuta observa que os trabalhadores estão encolhidos, ele deve direcionar as atividades para prevenir as dores", esclarece Dr. Alisson.

Prevenção

Para evitar dores musculares e prevenir-se de doenças ocupacionais, o fisioterapeuta orienta:

Procure ficar bem agasalhado; Pratique exercícios físicos ou caminhadas regulares; No local de trabalho, pratique ginástica laboral; Prefira ambientes climatizados; Sempre que possível, aqueça-se com bebidas quentes.  

Postado por: Claudia Moraes

veja também