Frutas, verduras e exercícios físicos, são alguns dos combates ao colesterol ruim

Saiba como se previnir contra o colesterol

Atualizado: Sexta-feira, 1 Fevereiro de 2013 as 1:30

Colesterol, um mal que atinge a maioria da população, causando doenças cardiovasculares, como o entupimento das artérias do coração. Muitos não saber, mais os exercícios físicos tem um papel muito importante, assim como uma dieta saudável.

Praticando esses hábitos, faz com que eleve a produção do bom colesterol (HDL).

Causas de ter colesterol alto (LDL)

Carnes gordas e miúdos: Contêm gorduras saturadas, um dos vilões do colesterol. Exemplo: cupim, costela, contrafilê, pele de aves, fígado,coração e frutos do mar (como lula, camarão e marisco)

Embutidos: São ricos nas chamadas gorduras invisíveis, um verdadeiro perigo para a saúde. Exemplos: Salame, salsicha, linguiça, ortadela, presunto e torresmo.

Leite integral e derivados: Produzem gorduras invisíveis. Exemplos: Iogurte, manteiga, queijos amarelos e creme de leite.

Gordura vegetal hidrogenada contina em doces: COnhecida como gordura do tipo trans. Exemplos: Folhados, croissants, chantilly, sorvetes cremosos e bolachas recheadas ou amanteigadas.

Bons sinais

Verduras: São ricas em fibras, que reduzem a absorção de gorduras quando chegam ao interstino, colaborando, dessa forma, para o controle do colesterol.

Frutas: Além de conter fibras, são naturalmente isentas de colesterol, substância presente apenas em alimentos de origem animal.

Azeite: Esbanja gordura monoinsaturada e eleva os níveis do bom colesterol.

Aveia e cereais integrais: Ajudam na eliminação do colesterol ruim.

Peixes de água fria: Possuem gorduras poli-insaturadas e reduzem os níveis do mau colesterol na corrente sanguínea.

Evite certos alimentos

- Leite integral (tipos A e B)
- Iogurte tradicional
- Manteiga
- Queijos amarelos (prato, mussarela, parmesão)
- Requeijão e cream cheese
- Carnes gordas e miúdos
- Embutidos
- Frutos do mar (lula, polvo, camarão, marisco e lagosta)

Consuma mais

- Leite desnatado ou soja
- Margarina cremosa ou light
- Requeijão e cream cheese light
- Iogurte desnatado ou light
- Queijo branco margro, ricota ou cotage
- Carnes magras (patinho, lagarto, músculo, filé-mignon, coxão mole e duro)
- Peito de peru ou chester
- Peixes (atum, merluza, pescada, linguado e sardinha fresca)


 

Com informações de: M de Mulher

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