MENU

Saúde

Gengibre. Suas características e benefícios

Gengibre. Suas características e benefícios

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:10

 

Gengibre

 

1) O que quer dizer um alimento termogênico?

São alimentos antioxidantes que aumentam a velocidade das reações químicas (metabolismo basal) e a temperatura corporal, isto é, aumentam a velocidade com que o organismo queima as calorias.

2) Quais são os outros alimentos termogênicos que existem?

São considerados alimentos termogênicos: maçã, pimenta vermelha, mostarda, vinagre de maçã, acelga, aspargos, couve, brócolis, laranja, kiwi, l

imão, cafeína, guaraná, chá verde, gorduras vegetais, gorduras de coco, produtos derivados de chocolate, Omega 3 e 6, CLA (Ácido Linolêico conjugado) e até água gelada.

Beber oito copos de água gelada por dia queima cerca de 200 calorias. Isto porque o organismo gasta energia para elevar a temperatura da água de 5ºC para 37ºc, que é a temperatura corporal interna.

3) É verdade que o gengibre estimula o metabolismo e, por conseqüência, auxilia na queima de gorduras e emagrecimento?

Pesquisas realizadas na China e na Grã Bretanha, indicam que o gengibre também é capaz de acelerar o metabolismo em até 20%, aumentando a queima de calorias.

4) Como tem magnésio e fósforo, estimula a fixação de cálcio aos ossos?

Sim. Cada 100 g de gengibre possui 157 mg de magnésio, que é considerado o mineral do músculo, sendo relaxante muscular e estimulante na 

formação de novas células;

O magnésio é indispensável na fixação de cálcio nos ossos, podendo causar ou agravar quadros de osteopenia e osteoporose no adulto e dificultar a calcificação correta dos ossos na infância e adolescência. 144 mg de fósforo, que fornece energia para as funções intelectuais e nervosas;

O fósforo participa, obrigatoriamente, da formação dos sais de cálcio, motivo pelo qual pode ser encontrado nos ossos e dentes numa proporção de 70 a 80%.

 

Possui ainda:

1.126 mg de potássio, importante para reposição de tecido muscular;

106 mg de cálcio, responsável pela construção e conservação da estrutura óssea;

5,2 mg de niacina (vitamina B3) eficaz na redução do colesterol.

 

5) Existem contra-indicações para o gengibre?

Evitar quando a pessoa possui hipersensibilidade ao gengibre ou seus componentes. Não utilizar nos períodos de gravidez, lactação, crianças menores de 6 anos. Evitar em pacientes com cálculos biliares (pedras na vesícula).

6) alguma coisa com respeito ao gengibre, talvez uma indicação especial, ou algo mais?

Por mais de 5000 anos o gengibre tem sido celebrado tanto por seus valores medicinais bem como tempero na culinária. Os gregos 

costumavam comer gengibre dentro de um pedaço de pão após as refeições para auxiliar na digestão. O gengibre sempre foi muito aclamado por seus efeitos positivos no sistema digestivo. Ele contém um antiinflamatório natural que pode ser utilizado para aliviar a dor.

O gengibre é obtido a partir de uma planta herbácea originária da Índia.

À parte da planta utilizada no mundo das especiarias é o caule subterrâneo (o chamado rizoma).

Trata-se de um caule carnudo com pequenas ramificações arredondadas, que muitos consideram semelhante à forma de uma mão masculina de dedos grossos e outro aproximado à forma de um pequeno homenzinho.

O Gengibre e seus constituintes exibem uma ampla faixa de atividades farmacológicas: antiemético, cardiotônico, hepatoprotetor, antitrombótico, antibacteriano, antioxidante, analgésico e antiinflamatório, bem como antitussígeno, diurético e estimulante. Preparações de gengibre abaixam os níveis de colesterol, aumentam os níveis de açúcar no sangue, causam um aumento na secreção de saliva e suco gástrico, promovem secreção biliar e aumentam o tônus intestinal e o peristaltismo.

Além disso, o gengibre pode ser um aliado contra gripes, pois tem efeito aquecedor e estimulante sobre a circulação, ajudando o corpo a se livrar de mucos e catarros.

É estimulante gastrintestinal, combate os gases intestinais (carminativo), rouquidão. Externamente é revulsivo, utilizado em traumatismos e reumatismos.

Quanto consumir: 1 colher (café) por dia. Em excesso pode irritar a mucosa do estômago.

Como: use a raiz pura, ralada, como tempero (em molhos e assados, por exemplo).

Calorias: 15 em 1 colher (sopa).

Para aqueles que sentem enjôo quando viajam, quer seja de carro ou avião, aqui vai uma dica: mastigue pequenos pedaços de gengibre. A raiz contém um princípio ativo chamado gingerol tão potente como os antiemético convencionais utilizados para combater esse problema.

 

Arigo de Dra. Valéria Goulart 

http://www.valeriagoulart.com.br/

 

 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições