MENU

Saúde

Greve de médicos-residentes causa transtornos em hospital de Salvador

Greve de médicos-residentes causa transtornos em hospital de Salvador

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:14

A paralisação dos médicos-residentes ainda causa transtornos a hospitais de Salvador. A situação mais crítica é registrada no Hospital Universitário Professor Edgard Santos (Hupes - Hospital das Clínicas), unidade que tem 232 desses profissionais, o que representa 25% de todos os residentes no Estado. Apenas 70 deles têm trabalhado, em turnos alternados, para garantir o mínimo de 30% de atendimento, como determina a lei.

Os principais prejuízos são detectados nos atendimentos eletivos (marcados com antecedência), que têm sofrido adiamentos por falta de pessoal. Porém, de acordo com o diretor-geral da instituição, Hugo da Costa Ribeiro Junior, os adiamentos não têm relação com a greve.

– Essa é uma área que não sofre com a paralisação.

Segundo ele, a maior parte dos adiamentos relativos à greve ocorrem na área de urologia.

– É uma das que, proporcionalmente, mais têm residentes. Mas nada que fosse urgência ou emergência foi afetado.

Apesar dos contratempos, os problemas causados pela paralisação em Salvador estão menores. Nos primeiros dias da greve, estima-se que metade dos atendimentos tenha sido adiada por falta de pessoal. O número de procedimentos realizados na Hupes em agosto, na comparação com julho, foi 21% menor (34 mil neste mês, contra 43 mil em julho).

Segundo a assessoria do Hupes, médicos do próprio hospital e da UFBA (Universidade Federal da Bahia) foram realocados para reforçar as equipes de atendimento da unidade.

Além do reajuste de 38,7% na bolsa-auxílio (hoje em R$ 1.916,45), a categoria reivindica a extensão do auxílio-moradia e auxílio-alimentação a todo o país. O governo oferece aumento de 20% a partir de janeiro de 2011 e o MEC (Ministério da Educação) diz que só volta a negociar quando os profissionais retomarem o trabalho.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições