Hábitos diários mais saudáveis ampliam qualidade de vida

Hábitos diários mais saudáveis ampliam qualidade de vida

Atualizado: Segunda-feira, 29 Novembro de 2010 as 8:57

Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2005 a cada 100 mil óbitos no Brasil, mais de 84 mil foram causados por doenças do coração. Na população jovem, entre pessoas com idade de 20 a 40 anos, o número de infartados representa 12% dos casos, sendo que há dez anos essa representação era de 6%.

Caminhar ou correr são apenas duas das muitas maneiras para iniciar uma prática saudável. Além de produzir inúmeros benefícios, previnem doenças cardiovasculares. Porém, para começar qualquer atividade de exercícios físicos, é necessário que a pessoa procure um médico e faça um check-up para que a atividade não se torne um problema, diz o cardiologista César Jardim.

Outra questão importante diz respeito à alimentação, pois a reeducação alimentar, a eliminação do excesso de gorduras e frituras ingeridas e a inclusão de frutas, legumes e verduras contribuem para uma vida mais saudável.

A coordenadora do setor de Nutrição Preventiva do HCor, Cyntia Carla da Silva, alerta que para ter uma boa alimentação é necessário evitar também longos períodos sem ingerir alimentos. É importante o indivíduo não ficar longos períodos em jejum. Fazer pequenos lanches entre as principais refeições como, por exemplo, uma fruta ou iogurte light, é uma ótima opção, acrescenta Cyntia.

veja também