Hipertireoidismo aumenta risco de AVC em adultos jovens

Hipertireoidismo aumenta risco de AVC em adultos jovens

Atualizado: Quarta-feira, 7 Abril de 2010 as 12

Adultos jovens com hipertireoidismo têm um motivo a mais para tratar o problema. De acordo com uma pesquisa de Taiwan divulgada na publicação Stroke: Journal of the American Heart Association, apresentam risco 44% maior de sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) em comparação com quem conta com função tireoidiana normal.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores utilizaram dados de 3.176 pacientes diagnosticados com hipertireoidismo entre 1° de janeiro de 1998 e 31 de dezembro de 2001, e 25.408 pessoas sem a doença. A idade média era 32 anos.

A equipe monitorou os registros dos participantes por cinco anos com o intuito de identificar aqueles que desenvolveram AVC isquêmico. Ao longo desse período, 198 tiveram o problema (0,7% do total dos voluntários), sendo 31 do grupo com disfunção na tireoide (1% do grupo de 3.176) e 167 do livre da patologia (0,6%, do total de 25.408), disse o cientista Herng-Ching Lin, da Universidade Médica de Taipei, ao site Science Daily. A probabilidade maior (44%) é o resultado dos ajustes para fatores como sexo, idade, renda, pressão arterial elevada e colesterol alto.

Segundo Lin, hipertireoidismo é um distúrbio endócrino comum, que afeta estimativamente de 0,5% (1 em cada 200 pessoas) a 2% (1 em 50) da população mundial. A condição provoca superprodução do hormônio da tireoide, que acelera o metabolismo e leva a sudorese, perda de peso, diarreia e nervosismo. Mais testes são necessários para estabelecer a sua relação com o AVC.

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também