MENU

Saúde

Homeopatia pode prevenir ou tratar a gripe A H1N1?

Homeopatia pode prevenir ou tratar a gripe A H1N1?

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:29

Temos o hábito de buscar as saídas mais simples e mais fáceis, mesmo sabendo que elas não nos levam ao resultado pretendido, nem de forma definitiva, nem de maneira suave e muito menos sem causar efeitos colaterais indesejados. Isso vale, por exemplo, para as fórmulas de emagrecimento e para os tratamentos mirabolantes para aumentar a imunidade. A mais nova colaboração para essa situação é o aparecimento da gripe A H1N1.

A gripe A H1N1 é resultado de uma mutação viral que provoca uma síndrome gripal, mais contagiosa do que a gripe sazonal (gripe comum), porém tão ou menos grave do que essa. Sua evolução ainda é desconhecida, especialmente por se tratar de um vírus novo.

Ainda não há vacina contra ela e a vacina de gripe não nos protege contra a doença. Em processo de desenvolvimento no Instituto Butantã, a vacina estará disponível apenas entre dezembro de 2009 (importadas) e abril de 2010 (nacionais). E mais, o medicamento oseltamivir não oferece nenhuma prevenção contra a doença.

Da mesma forma, não existe remédio homeopático que previna contra a gripe A H1N1. Pelo menos, até o momento, não há nenhum trabalho científico válido e comprovado que mostre isso. Além disso, é importante lembrar que a homeopatia não trata doenças. Ela trata indivíduos, únicos, que reagem de formas próprias, com características particulares e peculiares. Uma pessoa tratada pela homeopatia tem condições de reagir melhor a estímulos que causem doenças, enquanto o quadro existe, e a se curar melhor, quando isso for possível.

Bastou um pouco de alarme e uma doença não tão conhecida, que pegou a população mundial de surpresa (apesar de já ser esperada pela comunidade científica), para que novas possibilidades terapêuticas aparecessem. Lembrando que, independente do tipo de tratamento utilizado, ainda não há vacina, nem medicamento que livre 100% da população das complicações.

Nenhum medicamento homeopático protege especificamente contra a gripe A. O influenzinum, vendido nas melhores farmácias homeopáticas, que é um dos medicamentos mágicos divulgados pela mídia, tem como base o vírus influenza da gripe asiática (H2N2). Desta forma, ele não é um medicamento específico para essa pandemia. Isso vale para outros preparados ditos preventivos (oscilococcinum e colibacilinum), que seriam utilizados para aumentar a imunidade.

Mas isso não quer dizer que a homeopatia não é indicada para estes casos e que não há benefícios com o tratamento homeopático. A homeopatia criteriosa e ética tem condições e é eficaz no tratamento de pacientes com quadro de gripe A H1N1, assim como em qualquer tipo de patologia. Por isso, não se pode atribuir à ela a característica de resolver tudo, porque isso não acontece. A homeopatia tem suas limitações, assim como a alopatia, a acupuntura e a medicina.

Diante disso, é importante salientar que em caso de suspeita de gripe A H1N1, o mais importante é procurar um médico. Lavar as mãos, evitar compartilhar copos, pratos e talheres, usar lenços descartáveis para conter espirros, evitar aglomerações, não sair de casa em quadros suspeitos (febre, dor de garganta, tosse e dificuldade respiratória) e não mandar os filhos para a escola nessa situação são medidas preventivas eficazes. Além disso, uma alimentação equilibrada, hábitos de vida saudáveis e atividades físicas regulares são fatores fundamentais na manutenção da saúde.

Postado por: Felipe Pinheiro

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições