MENU

Saúde

Homeopatia - Tratamento é menos agressivo ao organismo do que o convencional

Homeopatia - Tratamento é menos agressivo ao organismo do que o convencional

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:31

Reconhecida no Brasil como especialidade médica a partir da década de 80, a opção pela homeopatia para tratamento de doenças cresce no Brasil. A estimativa é que hoje cerca de 8% da população brasileira se trate com medicamentos homeopáticos de forma contínua (aproximadamente 12 milhões de pessoas).

Segundo a Associação Paulista de Homeopatia (SPH),  método é uma forma de medicina que visa ao tratamento completo do ser humano, não apenas a doença isoladamente, como ocorre na alopatia. A associação também ressalta que a homeopatia é um tratamento menos agressivo, que atua através de estímulo energético e não por efeito químico de drogas. "Além disso, o custo do tratamento é muito menor, quando comparado aos terapêuticos convencionais; e, por abordar questões relativas à vida inteira do paciente, é mais humanizada que a grande maioria das consultas com especialistas", ressalta.

A única desvantagem citada pela instituição é o fato de o paciente ser fundamental no tratamento, sendo necessária uma parceria entre este e o médico para o resultado. Desta forma, "os resultados do tratamento podem demorar mais ou menos tempo para se efetivarem".

Segundo o médico homeopata Heidwaldo Antonio Seleghini, qualquer pessoa pode fazer uso do medicamento, independente da idade. "Dizemos que quanto mais cedo melhor, pois terá feito menos uso de substâncias que provocam supressões (todo e qualquer procedimento que impeça o organismo de expressar os seus sintomas, impossibilitando-o de chegar ao seu equilíbrio possível). Todos, independente da idade, de alguma forma, beneficiam-se com o tratamento homeopático", afirma.

O médico alerta que os medicamentos homeopáticos não apresentam efeitos colaterais clássicos, mas "se utilizados inadequadamente e indicados por pessoas não habilitadas, poderão trazer danos irreparáveis". Ele também explica que é recomendável, nos casos crônicos, esperar uma hora antes e depois das refeições para usar o medicamento.

"Nos casos agudos, nos quais a premência da resposta do organismo é muito mais necessária, e a freqüência de uso muito maior, deve-se dar o intervalo de 15 minutos antes e depois das refeições", declara.

A homeopatia pode tentar curar qualquer doença, porém não é capaz de ser eficiente em todas. "Como toda técnica terapêutica tem seu campo de atuação e limites", informa. O homeopata também ressalta que muita coisa pode influenciar no sucesso do tratamento, como a experiência e a habilidade do médico, a colaboração do paciente (que precisa ser claro e preciso nas descrições dos sintomas), a qualidade do medicamento e o fator genético.

Tempo de tratamento

As pessoas têm a idéia de que a homeopatia é um tratamento bem mais longo do que o tratamento convencional. A Sociedade Paulista de Homeopatia explica que a demora do tratamento depende da doença a ser curada.

"Devemos diferenciar o tratamento de uma doença aguda do tratamento de uma doença crônica. Nas doenças agudas, quando o medicamento é bem indicado pela Lei dos Semelhantes, a melhora do paciente ocorre muito mais rapidamente do que com o tratamento por drogas ou medicamentos alopáticos", ressalta.

No caso das doenças crônicas, também é mais rápido. "Como se busca um equilíbrio integral do indivíduo, a melhora é lenta e progressiva; nesses casos, o que é 'lento' é a estabilização da energia vital num patamar de equilíbrio integral. Por outro lado, se compararmos o tratamento das doenças crônicas do ponto de vista alopático, que nunca termina e prolonga-se até que o paciente morra - por isso são doenças crônicas -, o tratamento homeopático, mesmo que dure dois ou três anos, é muito mais rápido", afirma.

Postado por: Claudia Moraes

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições