Hospital de Sorocaba oferece operação gratuita para catarata

Hospital busca pacientes para operar catarata de graça

Atualizado: Quarta-feira, 4 Setembro de 2013 as 5:27

Pessoas que sofrem de catarata poderão ter uma chance de operar o problema. O Hospital Oftalmológico de Sorocaba (SP) está à procura de pacientes com catarata para cirurgia gratuita por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Edil Vidal de Souza, superintendente do Banco de Olhos da cidade que mantém o hospital, divulgou um apelo para atrair pacientes para operação.  "Pedimos aos municípios da região que enviem portadores de catarata para serem avaliados, através do Departamento Regional de Saúde, e assim possam se beneficiar dos nossos mutirões." 

A catarata é uma doença que pode levar à cegueira. 
 
catarataPacientes das  48 cidades que fazem parte do departamento regional devem procurar as unidades básicas de saúde para serem encaminhados à avaliação. Segundo ele, a Organização Mundial de Saúde (OMS) considera ideal para o combate à doença a realização de 3 mil cirurgias a cada milhão de habitantes. 
 
"Com os mutirões de catarata do programa do governo, mais o volume de cirurgias da rotina de nosso hospital, vamos atingir 6 mil cirurgias em 2013 e devemos ser a região com o melhor índice de cirurgias por habitante no mundo", lembrou o secretário sobre os 2 milhões de habitantes da região de Sorocaba e o possível volume de pacientes para cirurgia.
 
No último fim de semana, 1.118 pacientes procuraram o hospital do Banco de Olhos de Sorocaba para triagem - desses, 932 foram aprovados para serem operados por especialistas, em convênio com o SUS. "A cirurgia sai totalmente de graça para o paciente", afirmou Souza. No sábado, 7, e domingo, 8, haverá nova triagem, quando serão selecionados os portadores a serem submetidos à cirurgia durante a última semana do mês. 
 
 
Com informações de: IG
 

 

veja também