O Hospital Oftalmológico de Sorocaba foi o grande destaque tanto entre as Organizações de Procura de Córneas, com 6,6 mil tecidos captados pelo Estado, como em realização de transplantes de córnea, com 2.468 cirurgias realizadas em 2009. Os números foram divulgados no Prêmio Destaque em Transplantes de 2009 nesta segunda-feira (15).
O Hospital do Mandaqui, hospital localizado na região norte da capital paulista, liderou no quesito captação de córneas. O notificou 502 doações do tecido em 2009.
Já entre as OPOs (Organizações de Procura de Órgãos) da capital, a Santa Casa de Misericórdia teve o melhor desempenho, sendo responsável por 154 doadores viáveis, seguida pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), com 143.
As OPOs são equipes responsáveis pela busca, captação, notificação e viabilização de doadores em um grupo de hospitais localizados em determinada região.
O Incor (Instituto do Coração) do HC foi o que mais realizou transplantes de coração (34) e de pulmão (15). O segundo colocado entre os transplantadores de coração foi o Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, com 23 cirurgias realizadas no ano passado.
Entre os transplantadores de fígado o destaque na capital foi o HC, com 155 cirurgias e, no interior, o HC da Unicamp, com 48. Mais uma vez o Hospital do Rim e Hipertensão foi o que mais realizou transplantes de rim na capital, com 486 cirurgias. No interior o HC da Unicamp se destacou novamente, com 85 transplantes de rim.
A Beneficência Portuguesa da capital foi campeã de transplantes de pâncreas, com 67 cirurgias.
No ano passado o Estado de São Paulo conseguiu viabilizar 705 doadores de órgãos, 45% a mais do que os 486 registrados em 2008.
Postado por: Felipe Pinheiro
Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia
O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições