Hospital vai testar em humanos vacina contra febre reumática

Hospital vai testar em humanos vacina contra febre reumática

Atualizado: Sexta-feira, 23 Julho de 2010 as 11:33

O Incor (Instituto do Coração), em São Paulo, deve fazer os primeiros testes em seres humanos de uma vacina brasileira contra a bactéria precursora da febre reumática, em 2011.

Pesquisadores do Laboratório de Imunologia do hospital fizeram testes com camundongos que mostraram que a vacina imunizou de 80% a 100% dos animais.

Para que ela passe a ser testada em humanos no próximo ano, os cientistas preparam documentação que será submetida à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e esperar a resposta do órgão.

Segundo a médica Luiza Guilherme, que está a frente do projeto, a vacina é fruto de uma pesquisa de 20 anos no Incor que custou cerca de R$ 10 milhões à Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e ao Cnpq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

O Incor deve arcar com R$ 6 milhões nos próximos anos para concluir as três fases de testes obrigatórias antes de chegar ao mercado. Os testes, feitos com voluntários, vão mostrar com qual intensidade a vacina é capaz de induzir resposta no corpo humano e as reações que pode provocar.

A febre reumática é uma doença autoimune na qual o sistema imunológico causa dores nas articulações e passa a destruir válvulas do coração. Ela atinge principalmente crianças e adolescentes de países pobres e começa com uma infecção na garganta pela bactéria Streptococcus pyogenes.

Todo ano, cerca de 15,6 milhões desenvolvem a doença no mundo, informa uma pesquisa da Organização Mundial da Saúde (OMS), de 2005. No mesmo ano, a doença matou 283 mil crianças e adolescentes.

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também