Infecção urinária tem causas diversas, mas pode ser prevenida

Infecção urinária tem causas diversas, mas pode ser prevenida

Atualizado: Terça-feira, 9 Agosto de 2011 as 9:12

 A infecção urinária é caracterizada por ardência na hora de urinar, dor na uretra ou na pélvis, vontade frequente de ir ao banheiro, porém com pouca eliminação de urina e urgência miccional. É uma infecção causada por bactérias e que acomete, principalmente, as mulheres por possuírem o canal da uretra curto, o que facilita a subida das bactérias à bexiga. Os homens podem apresentar infecção urinaria, principalmente, na terceira idade.

  De acordo o Instituto da Próstata e Doenças Urinárias do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, as bactérias podem atacar qualquer nível do aparelho urinário, desde a bexiga, causando cistite, até o rim, causando pielonefrite. A bactéria mais comum causadora da infecção urinária, encontrada no intestino grosso, é a Escherichia coli.

  Cuidado com a higiene pessoal é uma das medidas preventivas para evitar a infecção urinária, como a troca do absorvente com frequência durante o período menstrual. Recomenda-se também a ingestão de líquidos (2 a 3 litros por dia), urinar antes de dormir e, após relações sexuais, evitar ducha intima e nunca segurar a urina por longos períodos.

  Em geral, os sintomas da infecção urinária cessam após o início de tratamento específico. É fundamental consultar um médico em caso de suspeita de infecção para o melhor diagnóstico, acompanhamento e tratamento. O cuidado é a melhor forma de prevenção.

veja também