MENU

Saúde

Ingestão de derivados de leite e risco de câncer de bexiga

Ingestão de derivados de leite e risco de câncer de bexiga

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:26

O periódico American Journal of Epidemiology traz um estudo, realizado na Universidade de Maastrich (Holanda), que examinou a associação entre o consumo de diferentes produtos lácteos e o risco de câncer de bexiga em 120.852 homens e mulheres com 55-69 anos.

O consumo de produtos lácteos foi investigado por meio de um questionário contendo 150 itens. A coorte foi acompanhada por 16,3 anos, sendo identificados 1.549 casos incidentes de câncer de bexiga. A razão de risco estimada para o menor quintil de ingestão total de laticínios foi de 1,01. Houve associação significativa (razão de risco: 0,71) com o consumo de produtos lácteos fermentados apenas no segundo quintil (média de 12 gramas/dia).

Comparado aos não consumidores, as mulheres com consumo de 25-75mg de manteiga/dia tiveram uma razão de chances de 1,61. Não foi encontrada associação para ingestão de queijo, cálcio, lactose ou produtos lácteos não fermentados.

Estes resultados fornecem evidências fracas de que o consumo de produtos lácteos fermentados reduz o risco de câncer de bexiga e sugerem uma associação positiva entre ingestão de manteiga e câncer em mulheres.

Postado por: Felipe Pinheiro

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições