MENU

Saúde

Ingredientes que envelhecem

Ingredientes que envelhecem

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:27

O açúcar encabeça a lista. Seus efeitos sobre a pele não são nada doces. "O excesso provoca uma ação inflamatória capaz de causar doenças dermatológicas, falta de viço e flacidez, além de manchas e rugas", revela Marcela Delcourt. Mas a palavra moderação não se aplica somente ao açucareiro. "Churrascos e assados na brasa são preparações que também inspiram cuidados", diz Jocelem Salgado. "Eles ficam impregnados de substâncias presentes na fumaça, que intensificam a formação de radicais livres, favorecendo, portanto, o envelhecimento precoce." A nutróloga Tamara Mazarcki acrescenta outros itens que devem ser limitados ou até mesmo banidos. "Os refrigerantes cola detonam o colágeno", avisa Tamara Mazaracki. "Já o sal tem ação irritante e, em excesso, pode desencadear a acne em quem tem tendência ao problema, além de favorecer o aparecimento de bolsas debaixo dos olhos." O pior é que esse ingrediente é engolido aos montões, principalmente pelos fãs de fast-food, em que boa parte dos alimentos leva pitadas generosas do tempero. "Um hambúrguer com batatas fritas pode ter até 30 vezes mais iodo do que a dose diária recomendada", alerta Tamara.

Pílulas da belezura

Muitas empresas já fabricam suplementos alimentares formulados para cuidar da aparência. A Rennovee, da Nutrilatina, engloba uma linha para proporcionar a firmeza da pele e o fortalecimento dos cabelos e das unhas, outra para promover o rejuvenescimento e uma terceira para aumentar a queima de gordura corporal. A Ineéov, linha resultante de uma parceria entre a Nestlé e a L’Oréal, oferece há algum tempo cápsulas para melhorar a estrutura e textura da pele e barrar os sinais do envelhecimento. Seu último lançamento visa fortalecer o tecido face à radiação solar e prolongar o bronzeado. A Imedeen, outra célebre marca do ramo, também dispõe desses dois produtos pró-beleza no seu portfólio. Os defensores dos suplementos alegam que seus efeitos vão além dos proporcionados só pela dieta. "A concentração de nutrientes das cápsulas é muito superior à de uma alimentação normal", explica Roberta Rocha, diretora de marketing da Innéov. Nesse sentido, um dos estudos mais recentes foi realizado na Universidade Srinakharinwirot, na Tailândia, e revelou que em apenas um mês houve a diminuição de 22% na aspereza e nas linhas finas na face de voluntários que tomaram pílulas de minerais, antioxidantes e coenzima Q10, uma partícula proteica que contribui para o funcionamento das células.

Por Thais Szegö

Fotos Dercilio

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições