MENU

Saúde

Intoxicação alimentar afeta mais de mil pessoas nos EUA

Intoxicação alimentar afeta mais de mil pessoas nos EUA

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:32

Desde o dia 10 de abril, já foram registrados mais de mil casos de intoxicação alimentar nos Estados Unidos, forçando autoridades sanitárias do país a tomar medidas drásticas como confiscar carregamentos de pimenta jalopeño e outros vegetais comumente utilizados em molhos frescos, principalmente os destinados a restaurantes. Além deste tipo de pimenta - a preferida nas receitas mexicanas - estão na lista negra dos norte-americanos a pimenta serrano, o tomate, o alho poro, o coentro e a cebola. No Brasil, ainda não há estudos nem controle sobre intoxicação alimentar, problema que é rigorosamente observado nos Estados Unidos, país no qual cerca de 5,2 mil pessoas morrem por ano por infecções causadas pela Salmonela.

As atenções estão voltadas para os alimentos frescos (não há registro de nenhuma intoxicação após consumo de produtos industrializados), o que leva as autoridades a se preocupar com a possibilidade de contaminação cruzada, ou seja, quando um alimento é contaminado por outro - pela faca, taboa de corte, pote, tigelas, etc. Grande vilã quando se fala em intoxicação alimentar, a bactéria Salmonela é comumente encontrada em aves, mas não oferece perigo se o alimento for bem cozido, frito ou assado, pois microorganismos geralmente não resistem a altas temperaturas e morrem no preparo do alimento. No entanto, o grande problema é quando os utensílios utilizados para fatiar a carne são usados depois para cortar alimentos que não serão levados ao fogo, como é o caso de verduras e legumes que serão consumidos crus.

Alguns cuidados podem evitar a contaminação cruzada e a higiene é o principal deles. É preciso lavar muito bem os utensílios utilizados na cozinha e redobrar a atenção com alimentos que são consumidos crus. Também há no mercado uma ampla gama de produtos com proteção antimicrobiana desenvolvida pela Microban®, empresa norte-americana que incorpora essa tecnologia em utensílios domésticos utilizados na culinária, promovendo maior segurança no preparo, transporte e armazenamento de alimentos, pois ela inibe a proliferação de fungos e bactérias durante toda a vida útil do produto, mesmo quando há rachaduras ou fissuras, reduzindo assim a possibilidade de contaminação. A tecnologia Microban® não substitui a necessidade de limpeza, porém torna o produto mais fácil de limpar, higiênico e seguro.

Postado por: Claudia Moraes

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições