Já ouviu falar na doença falciforme?

Já ouviu falar na doença falciforme?

Atualizado: Quarta-feira, 4 Agosto de 2010 as 9:17

A doença falciforme é a doença genética mais comum em nossa população. Ela é transmitida aos filhos pelo pai e pela mãe através dos genes. Genes são elementos celulares que têm a informação sobre a formação do corpo. Eles podem sofrer mutação e transmitir a informação diferente.

As pessoas com anemia falciforme receberam do pai e da mãe o gene para hemoglobina diferente, chamada hemoglobina "S". Quando alguém recebe este gene do pai e da mãe é chamado de "SS" e tem doença falciforme.

Os glóbulos vermelhos com hemoglobina "S" podem adotar a forma de "foice" ou "meia lua". Essas células em forma de "foice" têm dificuldade para passar pelos vasos sangüíneos, diminuindo a circulação do sangue nos pequenos vasos do corpo, promovendo a diminuição da circulação e provocando, desta forma, lesões nos órgãos causando dor, destruição dos glóbulos vermelhos, icterícia (olhos amarelados) e anemia (palidez). Estes fatores predispõem as pessoas a complicações sérias como AVC (derrame cerebral), infecções, úlcera de perna de difícil cicatrização, crises de dores intensas que não cedem com analgésicos usuais, sendo necessário, às vezes, o uso de morfina.

O diagnóstico da doença falciforme pode ser feito no bebê logo após o nascimento, através do "TESTE DO PEZINHO". Já em crianças maiores e nos adultos é feito pelo teste de afoiçamento e sua confirmação pelo exame de eletroforese da hemoglobina.

Teste do Pezinho

Deve ser feito, no máximo, até a quarta semana de vida, junto com a primeira dose da vacina BCG e hepatite, no posto de vacinação. É inteiramente gratuito. Trata-se do diagnóstico de 3 doenças (hipotiroidismo, fenilcetonúria e doença falciforme) feito em gotas de sangue colhidas do pé da criança. O resultado para doença falciforme pode ser: criança com doença falciforme, criança com traço falciforme e criança sem traço ou doença. As crianças com traço não precisam de tratamento, apenas de informação. As crianças com a doença necessitam ser encaminhadas imediatamente para início do tratamento, que lhe garantirá saúde e uma boa qualidade de vida.

veja também