MENU

Saúde

Jovem de 26 anos quase fica cego por usar em excesso celular no escuro

Fonte: guiame.com.brAtualizado: quarta-feira, 4 de junho de 2014 20:19
saúde dos olhos
saúde dos olhos

Um jovem chinês de 26 anos, quase ficou cego por forçar os olhos demais ao mandar mensagens pelo smartphone no escuro.

Ele foi diagnosticado com deslocamento de retina e teve que passar por uma cirurgia de emergência, já que o tratamento apropriado é o melhor caminho para evitar a cegueira. As informações foram divulgadas através do site inglês, Daily Mail.

alerta aos olhosA retina, que é sensível à luz e se comunica com o nervo óptico, se desloca quando começa a se afastar dos vasos sanguíneos que fornecem oxigênio e nutrientes ao olho. O problema não é raro, pelo contrário, é até "comum", mas em idosos com idades entre 50 e 70 anos, e não em adultos jovens. Aliás, os médicos têm se preocupado com o aumento da condição entre pessoas mais novas e elegem o uso demasiado do celular como o culpado.

Segundo o fundador da Focus Clinics, David Allamby, concluiu-se que, houve um aumento de 35% no número de pessoas com miopia avançada desde a popularização dos celulares, em 1997.

O caso do jovem é extremo, mas os especialistas explicam que a luz emitida pelo celular e por tablets causa uma pressão desnecessária aos olhos, principalmente quando usado no escuro. "Nossos olhos evoluíram para uma visão tridimensional. Mas acabamos forçando-os demais para focar e encontrar uma imagem 3D em uma tela 2D", explica Andrea Thau, oftalmologista de Nova York.

 

Com informações de: Terra

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições