MENU

Saúde

Má digestão

Má digestão

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:32

O horário de almoço das quartas e sábados são esperados com mais ansiedade. Já denominados como "dia de feijoada", muitas vezes, passam a ser o dia da azia.

A má digestão é velha conhecida daqueles que abusam dos alimentos condimentados, como é o caso da feijoada. Porém, não só os alimentos são os responsáveis pelo mal-estar depois das refeições. "A má digestão se caracteriza pela dificuldade do estômago em digerir os alimentos. A pessoa sente o estômago cheio e mal-estar geral. É importante verificar a causa deste desconforto, pois nem sempre é causada somente pelo alimento consumido", alerta a nutricionista da equipe médica do Dieta e Saúde, Erica Lopes.

Alguns erros cometidos na hora de se alimentar podem fazer com que a má digestão aconteça. Erica explica que o processo de digestão já começa na boca, onde o tamanho da partícula dos alimentos é reduzido pela mastigação e são misturados com as secreções salivares. Desta forma, são preparados para serem engolidos. "É importante verificar se a pessoa consegue ter uma boa digestão desde este primeiro momento", diz Erica.

Os sintomas ocorrem quando há excesso de produção de ácido clorídrico (que dá a sensação de ardência nas paredes do estômago). Segundo a nutricionista, muitos são os fatores que fazem aumentar a produção deste ácido, como herança genética, estresse, presença da bactéria Helicobacter pylari , alimentos gordurosos, doces, café, álcool, frutas ácidas, nicotina do cigarro e alimentos muito condimentados.

A nutricionista dá algumas dicas para evitar os incômodos da má digestão:

- Ingira alimentos com baixos teores de gordura saturada e evite algumas preparações como a feijoada, dobradinha e frituras de modo geral. Rica em gordura saturada, a feijoada é considerada um dos alimentos de mais difícil digestão consumidos no Brasil.

- Opte por alimentos de fácil digestão (ricos em proteínas e carboidratos), como carnes brancas, arroz, massas, pães e doces.

- Evite dormir ou realizar atividades físicas intensas logo após as refeições. O sono antes da digestão faz com que o metabolismo do corpo diminua, também reduzindo a quantidade de sangue disponível para digerir os alimentos. Com a comida ficando mais tempo retida no organismo, são produzidas toxinas que geram mal-estar.

- Não misture favas, feijão, brócolis e couve flor na mesma refeição ou no mesmo dia.

- Dê preferência a alimentos cozidos a crus.

- O organismo leva, em média, quatro horas para fazer a digestão dos alimentos. Uma hora e meia é o tempo ideal de espera para dormir depois de comer.

- Uma xícara de chá depois das refeições ajuda a fazer digestão. Escolha o chá de sua preferência, já que é a quentura do mesmo que favorece a boa digestão. Além disso, dissolve gorduras e diminui a formação de gases.

Caso os sintomas da má digestão já estejam instalados, a melhor opção é recorrer a antiácidos à base de hidróxido de alumínio. Este tipo de medicamento promove um alívio imediato. "No entanto, se os quadros persistirem ou forem freqüentes, é aconselhável procurar um médico para que seja realizada uma pesquisa mais detalhada", alerta Erica, lembrando que a auto-medicação nunca é indicada.

Postado por: Felipe Pinheiro

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições