MENU

Saúde

Má higiene bucal pode ser um descuido gerado pela desinformação

Má higiene bucal pode ser um descuido gerado pela desinformação

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 03:32

Cuidar dos dentes é questão de saúde! Responsáveis pela mastigação, estética e fonética de qualquer pessoa, os dentes interferem diretamente na saúde do organismo. Entretanto, muitas vezes por desconhecer os cuidados necessários para uma correta higienização erros são cometidos. O enxaguatório bucal é um grande exemplo, com a correria do dia-a-dia e a falta de paciência para passar fio dental, a substituição errônea da fita pelo prático anti-séptico é comum nos dias atuais.

O Dr. Sidnei Goldmann, especialista em implantodontia e clareamento alerta que o enxaguatório não substitui o fio. "O anti-séptico bucal serve para proteger a boca que já deve estar limpa. O produto tem ação bactericida e germicida e não a função de eliminar resíduos de alimentos presos entre os dentes como a fita dental".

Outro fator que ainda causa dúvida é a escolha da escova dental. Hoje, o mercado oferece inúmeros tipos, formas e tamanhos, será que a escova dura tira mais sujeira dos dentes que a macia? A maioria dos dentistas afirmam que a escova macia é melhor para remover a placa bacteriana e as sujeiras dos dentes. "Por ser mais flexível, a macia, além de não agredir a gengiva, chega facilmente em todos os cantos do dente", ressalta Goldmann.

Uma informação que poucos conhecem, mas que pode fazer a diferença é a que o chiclete sem açúcar pode proteger os dentes contra as cáries. "O chiclete aumenta a salivação e a saliva ajuda fazer a limpeza nos dentes. Gomas de mascar que contém sorbitol (substância produzida a partir da hidrogenação da glicose) pode auxiliar na prevenção. Entretanto, é necessário ressaltar que ajuda a proteger os dentes, mas não substituem o uso do fio e da escovação" comenta o Dr. Sidnei Goldmann.

Hoje, existem diversos recursos para uma perfeita higiene bucal. Entretanto, é preciso conhecê-los e saber quando utilizá-los. A odontologia é cercada de mitos. Muitos acham que o clareamento dental sensibiliza os dentes e isso não é verdade. Que passar o fio dental uma vez por semana é suficiente, mito. Já a escovação da língua só é eficiente quando efetuada por limpadores e não é verdade, pois as escovas de dente também conseguem eliminar as sujeiras da língua perfeitamente.

"A boca está propicia a muitas doenças, mas há muitas formas de prevenir contra os vilões invisíveis. O primeiro passo é esclarecer o que é mito e o que é verdade para manter os dentes saudáveis", conclui Goldmann.

Segue uma tabela de mitos e verdades da odontologia:

Bicabornato de Sódio ajuda a clarear os dentes; (VERDADE) Dentes sensíveis se fortalecem com flúor; (VERDADE) O dente do 3º Molar (siso) sempre deve ser extraído; (MITO) O refrigerante pode causar cárie; (VERDADE) Os dentes escurecem quando fumamos; (VERDADE) Chá-verde escurece os dentes. (MITO)  

Postado por: Claudia Moraes

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições