MENU

Saúde

Maioria das pessoas não protege corretamente tosse e espirro

Maioria das pessoas não protege corretamente tosse e espirro

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:20

Um estudo apresentado na segunda-feira (12) em uma conferência de doenças infecciosas, em Atlanta, revelou que a maioria das pessoas têm hábitos não muito higiênicos -e por vezes nojentos.

Estudantes de medicina Universidade de Otago, em Wellington, na Nova Zelândia, observaram secretamente os hábitos de centenas de pessoas após tosse ou espirro em uma estação de trem, um shopping center e um hospital no país. A maioria das pessoas não evitou adequadamente uma explosão de germes infecciosos no ar.

O trabalho foi realizado na cidade durante duas semanas de agosto do ano passado, no fim de uma onda preocupante, mas suave, de gripe suína. Foi um momento em que a pandemia era notícia internacional e campanhas de saúde pública pediam a crianças e adultos para serem cuidadosos com a propagação do vírus.

A boa notícia é que cerca de três em cada quatro pessoas tentaram cobrir a tosse ou espirro, numa tentativa de evitar que os germes voassem pelo ar. A má notícia é que a maioria -cerca de dois em três- usaram as mãos para fazê-lo.

"Quando você tosse, você cobre suas mãos de vírus", disse o autor do estudo Nick Wilson, professor de saúde pública da universidade. "Então você toca maçanetas, móveis e outras coisas. Outras pessoas tocam os vírus e são contaminadas dessa forma", explicou o pesquisador.

Autoridades da saúde recomendam que as pessoas espirrem em seu cotovelo, em um movimento às vezes chamado de "o Drácula", devido à semelhança do movimento de um vampiro levantando sua capa. Mas apenas cerca de uma em cada 77 pessoas fez isso. Outra opção é usar um lenço, mas apenas uma em 30 se protegeu dessa forma.

Mais notícias ruins: os pesquisadores não registraram números, mas diversas vezes viram pessoas cuspir no chão, inclusive no hospital.

"Eles estavam um pouco enojados", disse Wilson, descrevendo a reação de sua equipe, que registrou 384 espirros e tosses.

Wilson avaliou as conclusões como surpreendentes, especialmente porque o estudo foi realizado apenas quatro meses depois que o vírus foi identificado pela primeira vez, quando ainda era considerado excepcionalmente perigoso.

Tossir nas mãos pode ser ótimo, caso elas sejam lavadas prontamente, mas ninguém acredita que isso acontece.

Um estudo de 2007 feito pela Harris Interactive em banheiros públicos sugeriu que aproximadamente uma em cada quatro pessoas nem sequer lava as mãos após ir ao banheiro. Ele descobriu que os homens foram os piores: somente um em três lavam.

Postado por: Felipe Pinheiro

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições