MENU

Saúde

Mamografia digital aumenta rapidez do exame e diminui dose de radiação

Mamografia digital aumenta rapidez do exame e diminui dose de radiação

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:31

Desde meados dos anos 90, a comunidade de mamografia tem focado na digitalização. A mamografia foi uma das últimas áreas de imagens médicas a fazer a transição, em parte devido aos problemas técnicos em fazer com que as imagens digitais de alta qualidade atendessem as tarefas clínicas de detecção de câncer de mama, a habilidade de gerenciar a imagem,  a interpretação de maneira eficaz em todas as etapas do exame de mamografia e ao alto custo dos sistemas de mamografia digital.

Hoje, a maioria dos mamogramas ainda são feitos em sistemas tradicionais de filme, e isso ainda continuará a ser um componente importante da imagem mamográfica durante muitos anos. No entanto, com o amadurecimento dos sistemas digitais, essa técnica torna-se cada vez mais uma opção viável.

Muitas instituições de saúde e clínicas de radiologia no Brasil ainda analisam as vantagens e desvantagens da migração total de um sistema analógico para o digital. Várias questões devem ser levadas em conta, como preço, treinamento de profissionais, parque já instalado e sua integração com as novas soluções, entre outros itens.

De acordo com o Dr. Michel Kalaf, da RCC Radiologia Clínica de Campinas, que migrou totalmente do analógico para o digital, mamografia é ciência e arte. "Arte, pois necessita de tecnólogos e radiologistas muito bem treinados para ler as imagens e detectar até as menores micro-calcificações, e ciência, pois depende do posicionamento certo da mama, compressão correta, disparo do Raio-X, entre outros procedimentos essenciais para o bom resultado do exame".

A clínica do Dr. Kalaf adquiriu seu primeiro DR (digital radiology) em 2002 e, três anos mais tarde, foi a vez de instalar o Kodak DirectView CR 850 da Carestream Health para Mamografia. Em 2007, a clínica ampliou suas instalações, adquiriu novos equipamentos de Raios-X e ultra-som, usando tecnologia 100% digital.

Com dedicação e tecnologia, proporcionamos exames integrados de mama, com um centro especializado de excelente qualificação", explica.Com o Kodak DirectView CR 850 , a RCC Radiologia Clínica de Campinas agilizou o atendimento às pacientes de mamografia, diminuindo o tempo dos exames.

Além disso, pôde reduzir o número de segundas chamadas para novos exames, uma vez que a mamografia digital permite uma amplitude dinâmica, contraste ampliado, manipulação de imagens, a possibilidade de zoom sem perda de resolução, entre outras possibilidades. "Tornamo-nos também uma clínica 'limpa', sem uso de filmes e químicos, e expomos as pacientes a menos doses de radiação", completa.

Postado por: Claudia Moraes

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições