MENU

Saúde

Médico não é monstro

Médico não é monstro

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:50

Injeção, hospital, exame de sangue… Muita gente treme só de lembrar. Diante de uma agulha, então, surge o medo. Se esse tipo de reação ultrapassa os limites e impede de cuidar direito da saúde, então é uma forma de fobia. E toda fobia merece atenção.

Contração muscular

Quando bater uma percepção de desmaio iminente, contraia os músculos das pernas, dos braços e do tronco até sentir um aquecimento local. Relaxe, mas não totalmente. Repita esse movimento cinco vezes. Ele ajuda a garantir a consciência e o domínio do corpo.

Pensamento sob controle

Raciocine sobre a condição que o aterroriza, evitando antecipar, na mente, qualquer tipo de catástrofe. A perda de sangue proveniente de um corte não representa risco de morte. E os profissionais de saúde sabem como minimizar dores durante os procedimentos.

Respiração em compasso

Inspire lentamente, de maneira que o abdômen fique inflado e o tórax se movimente. Expire devagar, fazendo com que eles se movam novamente, no sentido do esvaziamento. Essa técnica auxilia no controle da ansiedade.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições