Menos de 3% consegue dirigir e falar no celular ao mesmo tempo

Menos de 3% consegue dirigir e falar no celular ao mesmo tempo

Atualizado: Terça-feira, 30 Março de 2010 as 12

Muitas pessoas acreditam serem "multitarefas", porém apenas 2,5% delas conseguem conversar no telefone celular e dirigir ao mesmo tempo, segundo pesquisa da Universidade de Utah, nos Estados Unidos. De acordo com os pesquisadores, realizar as duas tarefas ao mesmo tempo reduz o tempo de frenagem, aumentando os riscos de acidente, além de reduzir o desempenho da memória na conversa pelo telefone.

No estudo, foram avaliadas 200 pessoas durante um simulado de direção em dois momentos - dirigindo sem utilizar o telefone móvel; e dirigindo enquanto conversavam ao celular com fones de ouvido, envolvendo memorização de palavras e resolução de problemas de matemática. Nesse segundo momento, os pesquisadores notaram que 97,5% dos participantes passaram a gastar 20% mais tempo para frear o carro, percorreram uma distância 30% maior, e tiveram um declínio de 11% no desempenho da memória e de 3% na capacidade de resolver os problemas de matemática. Apenas 2,5% não apresentaram alterações nos testes, e ainda tiveram uma melhora de 3% na memória, sendo classificados como "multitarefas" (do inglês supertasker).

"Segundo a teoria cognitiva, esses indivíduos (os multitarefas) não deveriam existir", destacou o psicólogo Jason Watson, líder do estudo. "No entanto, claramente eles fazem isso, então, usamos o termo 'multitarefas' como uma forma conveniente de descrever sua excepcional habilidade. Dado o número de indivíduos que rotineiramente falam ao telefone enquanto dirigem, esperávamos que haveria uma maior porcentagem de 'multitarefas'", concluiu o pesquisador.

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também