MENU

Saúde

Mudança de hábitos previne quedas e garante a saúde na terceira idade

Prevenções para garantir a saúde na terceira idade

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:10

Conforme a idade avança o corpo muda e os reflexos diminuem, fazendo com que os idosos fique mais vulneráveis às quedas. Mudar alguns hábitos simples pode ajudar a prevenir os acidentes domésticos, nas ruas e conservar a saúde na terceira idade.

Segundo a professora do Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Anielle Takahashi, é preciso estar atento a alguns detalhes que muitas vezes passam despercebidos. “Tem que observar se a sola do chinelo não está muito gasta porque quando isso acontece ele fica deslizando, então é um perigo maior” orientou Anielle.

Ao fazer caminhadas maiores, a recomendação é utilizar calçados fechados ou que possuem alça no calcanhar, além do apoio de uma bengala, que deve ficar na altura do quadril. Também é preciso ter cuidado para não tropeçar em raízes de árvores, calçadas quebradas e buracos. Atravessar nas faixas de pedestres também garante mais segurança.

“Outra coisa importante é sempre estar com a vista em dia, procurar um oftalmologista para enxergar bem o que está acontecendo na rua”, recomendou a fisioterapeuta.

Para os idosos que utilizam transporte público a orientação é usar o corrimão para subir os degraus do veículo. “Todos devem respeitar, então essa questão de ceder a vaga que realmente está reservada para o idoso, ser um pouco mais gentil, porque no final todos nós vamos envelhecer”, disse Anielle.

A psicóloga Elizabeth Joan Barham disse que para se adaptar aos desafios da idade com tranquilidade é preciso cuidar da saúde e procurar atividades que proporcionem bem estar. Segunda ela, a família deve estar presente nessa fase da vida. “Na medida do possível, de manter contato, mesmo que seja a distância por telefone ou métodos mais tecnológicos de acompanhamento, e ter alguém mais por perto que todo dia veja e converse com o idoso sobre suas necessidades”, orientou a psicóloga.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições